O Desfile Cívico-Militar de sete de setembro em Palmas foi marcado pela participação popular na celebração da Independência do Brasil, ocorrido na ala sul da Praça dos Girassóis. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa (REPU), a celebração contou com o desfile de 3 mil pessoas na Avenida LO-01, sentido leste-oeste, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis, representando a diversidade cultural e histórica do Tocantins. Ao todo, 12 mil pessoas prestigiaram o evento nesta quinta-feira, 7.
O Governador, que estava acompanhado de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, destacou a importância do Dia da Independência para o País e para o Estado, e enfatizou a necessidade de manter viva a relevância da data.
“Essa ação cívica é importante para o povo tocantinense e para o povo brasileiro. Por isso, é com muita alegria que realizamos esse Desfile de 7 de setembro. As escolas, as Forças Armadas, todo mundo participando com o mesmo respeito que temos aos símbolos cívicos e patrióticos do povo brasileiro. É nossa obrigação manter viva essa chama histórica, essa chama da nossa independência, da independência do povo brasileiro”, ressaltou Barbosa.
Veja mais:
Trabalhadores de carvoaria são resgatados em condições análogas à escravidão no Tocantins
Antes de começar o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, foi executada a revista às tropas com o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), desfilando em carro aberto. Participaram também desse ato comandantes da Marinha, Exército e Polícia Militar.
O evento contou com uma série de apresentações que destacaram a diversidade cultural e histórica do Tocantins e Brasil. Dos 3 mil participantes, cerca de 1,5 mil foram estudantes, sendo mil de unidades escolares da rede estadual e 500 da rede municipal. Também desfilaram militares das Forças Armadas (Marinha e Exército), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Segurança Pública, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e Guarda Metropolitana de Palmas, utilizando equipamentos e veículos modernos que demonstram o comprometimento dessas instituições com a bem-estar e segurança da população tocantinense.