Denúncia foi feita por produtores rurais da região sul do Estado. As investigações iniciaram na região da Serra das Cobras, que fica a 60 km de Formoso do Araguaia.
Mais de 20 jacarés foram encontrados mortos na zona rural de Formoso do Araguaia, município da região oeste do Tocantins. Nesta terça-feira (15) o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e a Defesa Civil iniciaram uma investigação na região da Serra das Cobras. Só nesse local foram encontrados nove animais sem vida em um lago.
A denúncia foi feita por produtores rurais da região, que disseram ter encontrado jacarés mortos e sem cauda, além de carcaças dos animais em lagos, canais de irrigação e às margens de estradas. Outros animais também foram encontrados na região de Porto Piauí e no assentamento Lagoa da Onça.
Veja mais
Em TO, Defensoria realiza mutirão de atendimentos para investigação de paternidade
Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, faz “dança das cadeiras” no secretariado municipal
Segundo a Defesa Civil, um dos fazendeiros da região de Formoso chegou a informar que nas proximidades da terra dele havia dezenas de animais mortos. Os números ainda estão sendo analisados pelas autoridades.
O fiscal do Naturatins, Romário Pessoa, explica que ainda está sendo feito um levantamento das situações para em seguida aplicar as ações necessárias.
“O Naturatins tomou ciência e foi enviada a nossa equipe e as outras instituições para acompanhar o que de fato relata as denúncias aqui em campo. Foi confirmado que há exemplares dessa espécie sem vida, porém ainda é tudo muito preliminar. O foco dessa ação hoje é fazer um levantamento detalhado. Até mesmo para subsidiar a apuração do que de fato aconteceu para aplicar as medidas pertinentes aos responsáveis”, explicou.