O governador em exercício, Laurez Moreira (PDT), participou da transferência da sede do Poder Executivo para Miracema em alusão ao “Capital por um dia”, realizado em 7 de dezembro. Acompanhado do secretariado estadual, o pedetista entregou títulos imobiliários, autorizou obras de pavimentação na rodovia estadual e a reativação da delegacia no município. Além disso, inaugurou 12 leitos no Hospital Regional de Miracema (HRM) e participou da entrega de 1.200 kg de sementes de milho, vinculados ao programa Mesa Farta.
Laurez Moreira destacou a alegria de voltar a Miracema, sobretudo neste dia, reforçando a importância do município para a história do Estado.
“Essa cidade tem uma importância muito grande para o Tocantins, principalmente na data em que tivemos o prazer de ouvir e ter o conhecimento da indicação de Miracema como a capital provisória do nosso Estado. Essa cidade contribuiu e recebeu muitas famílias que vieram buscando o grande sonho nesse novo ‘El Dourado’ que surgia no centro do Brasil”, pontuou o gestor.
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), também falou sobre a satisfação da comunidade local em receber a estrutura dos Poderes estadual no município.
“É uma honra estar aqui representando o nosso município de Miracema. Há 35 anos, tivemos a oportunidade de sediar a capital do Tocantins e, em todo 7 de dezembro, nós recebemos a estrutura do poder público estadual”, destacou a prefeita.
Ações
Na oportunidade, foi assinada a Ordem de Serviço para a recuperação, a manutenção e a conservação da rodovia TO-342, nos 4,7 km de trecho urbano que cortam o município, por intermédio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Também foram inaugurados, no Hospital Regional de Miracema (HRM), oito leitos cirúrgicos, com foco nos procedimentos eletivos; e quatro leitos de sala vermelha, vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
Ainda foram entregues, simbolicamente, sementes de milho para agricultores familiares da região, por meio do programa “Mesa Farta”, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). Cerca de 1.200 kg de sementes ficarão disponíveis para a retirada no escritório Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Miracema.
Miracema, a primeira capital
A transferência da capital para a cidade de Miracema obedece ao disposto no artigo 161 da Constituição Estadual, que estabelece a transferência dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) à cidade que serviu como sede do governo no início da criação do Tocantins, durante a construção de Palmas.
A data é uma homenagem pelo fato de que, no dia 7 de dezembro de 1988, o município foi escolhido para ser Capital Provisória do Estado do Tocantins, sendo, portanto, a primeira capital do Estado, por um ano, a partir de 1° de janeiro de 1989.