Quatro indivíduos ficaram feridos após uma explosão ocorrida em um restaurante localizado na quadra 1.206 Sul, em Palmas, na tarde desta quarta-feira (3/1). As vítimas foram prontamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao hospital.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que o álcool utilizado em um rechaud, um tipo de fogareiro empregado para aquecer alimentos, tenha derramado em um botijão, resultando em uma pequena explosão. Duas das vítimas estão em estado grave.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, dentre as quatro vítimas, uma apresentou queimaduras de segundo grau e foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte. As outras três pessoas sofreram queimaduras de terceiro grau e estão sendo atendidas no Hospital Geral de Palmas, conforme comunicado da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO).
Uma das testemunhas do incidente, a autônoma Andreia Motta, estava no local com seu filho de 6 anos quando a explosão ocorreu. Ela relatou, em videos postados nas redes sociais, que ouviu um barulho enquanto se servia e, em seguida, presenciou o rápido alastramento do fogo.
A seguir, confira as notas completas sobre o estado das vítimas:
Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) informa que três pessoas foram acolhidas, na quarta-feira, 03, no Hospital Geral de Palmas (HGP), vítimas de queimaduras, vítimas de acidente doméstico e seguem sob os cuidados da equipe multiprofissional da unidade.
A SES-TO destaca que com base na resolução n° 1.638/2002 do Conselho Federal de Medicina, não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem o consentimento de familiares ou responsáveis legais.
Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado às 13h30 desta quarta-feira, 3, para atender a uma ocorrência no Restaurante Temperus, na quadra 1.206 Sul, e tão logo foi informado sobre o ocorrido, acionou duas ambulâncias, inclusive uma delas equipada com UTI móvel para prestar atendimento às vítimas.
A chegada da primeira ambulância ocorreu às 13h38 com rápido atendido às vítimas e saída do local às 13h45 com destino a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Hospital Geral de Palmas (HGP).
Ao todo foram socorridas pelo SAMU quatro pessoas que apresentavam o seguinte quadro:
- Uma pessoa com queimadura de segundo grau (UPA Norte);
- Três pessoas com queimaduras de terceiro grau (HGP).