28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

ENTREVISTA: “É necessário proteger para produzir”, avalia Claudia Lelis sobre interesses do meio-ambiente e do agro

Publicado em:

- Anúncio -

A deputada Cláudia Lelis (PV) foi eleita em 2018 e reeleita em 2022. Já exerceu entre 2014 e 2018, o cargo de vice-governadora do Tocantins. Graduada em Publicidade, a parlamentar é defensora das causas sociais e ambientais. Além de ativista na luta pelo desenvolvimento social e econômico, aliado à preservação ambiental, a deputada tem como bandeira a defesa do empoderamento feminino, como também, o protagonismo da indústria do turismo.

Nesta entrevista exclusiva à Rede Onda Digital – Tocantins, a parlamentar fala sobre projetos de relevância do seu mandado, sua participação na gestão do governador Wanderlei Barbosa, bem como, aborda temas como partidarismo e processos eleitorais.

Vamos iniciar nossa entrevista falando de política partidária, principalmente no tocante às composições, como também, sobre a federação que o seu partido, o PV, está articulando com outras siglas…

A nossa Federação, denominada “Brasil da Esperança”, que fazem parte o PV, o PT e o PC do B, reunimos em nível regional há cerca de duas semanas e decidimos pela criação de uma comissão integrada. O objetivo é pensar, organizar, planejar e propor um projeto – não só para Palmas – como também para todos os municípios do Tocantins. Estamos analisando os grupos que existem em cada um deles e analisando também, principalmente, o projeto que queremos apresentar. Vamos Construir essa Federação de uma forma democrática e participativa, para traçarmos o panorama político, administrativo, econômico e social, contemplando todos os eixos. Vamos até as regionais e conversar com os nossos filiados e construir isso de forma conjunta.

Foto: Divulgação

Mas as pautas ideológicas de cada uma das siglas está em check neste momento?

De forma alguma. Continuamos com a nossa ideologia, nossas bandeiras. Agora ,mais do que nunca, visto que projeto ambiental de venda dos créditos de carbono do Tocantins já está em pleno vapor. O Estado é o primeiro no mundo que conseguiu negociar créditos de carbono com grandes empresas. Essa defesa da ecologia e da sustentabilidade continua sendo  a pauta mais importante do PV.

Nós, da Rede Onda Digital, entrevistamos há pouco tempo, o seu esposo, Secretário do meio ambiente do Tocantins, Marcelo Lelis. Ele nos relatou a cerca deste projeto inovador e pioneiro…

Trata-se de um projeto antigo, bastante complexo, idealizado a várias mãos, porque todos que passaram, ou que ainda estão naquela Secretaria, deixaram um pouco da sua contribuição. Importante ressaltar que o Estado do Tocantins está construindo um projeto de sustentabilidade, mas que mantém uma proximidade com o agro, trabalhando de mãos dadas, pois essa é uma tendência Mundial. O mercado externo já demonstrou estar disposto a comprar produtos de fornecedores que estão com essa visão de desenvolvimento sustentável.

Trata-se de uma grande dificuldade conciliar os interesses eco-sustentáveis com os do Agro?

Não é difícil, até porque os produtores já possuem essa clareza. Para o seu próprio fortalecimento, o entendimento é de que é necessário proteger para produzir. Então, todos nós temos que seguir as regras legais e os limites do que é possível fazer ou não. Na verdade, o que o produtor mais quer hoje é a desburocratização na obtenção das licenças ambientais, para que esses processos tramitem mais rápidos.  Essa é a grande demanda. Concomitantemente a isso, é necessário abordar a questão da logística, principalmente a melhoria das estradas e vias que escoam a produção. Uma parte dos recursos oriundos da venda do crédito de carbono vai propiciar esses investimentos. Sem dúvidas, isso já é um grande avanço.

Foto: Divulgação

Em relação à defesa do protagonismo feminino, o seu mandato tem sido pautado por essa bandeira.  Ao ensejo do “Outubro Rosa”, o slogan alusivo à prevenção do câncer de mama e colo do útero, quais são as proposituras que a Sra. tem feito para beneficiar, de uma forma geral, as mulheres? 

Reforçamos em outubro ainda mais, a conscientização acerca dos cuidados que as mulheres devem ter com a saúde feminina. Mas na verdade, essa prevenção e esse cuidado tem que ser durante todo o ano. Um projeto de minha autoria tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, que trata do estímulo ao empreendedorismo feminino. Ele deve chegar ao plenário, em breve, para votação. Esse projeto possui várias diretrizes, entre elas, a capacitação das mulheres, que visa justamente dar a elas essa condição de serem empreendedoras, conseguindo “caminhar com as próprias pernas”. Sabemos que a violência contra a mulher, muitas vezes permanece, exatamente em razão dessa dependência financeira que ela tem dos seus companheiros mesmo em pleno século XXI.

“Também apresentei requerimento para que o Governo Estadual, ainda neste mês de outubro, promova um mutirão de mamografias, intensificando essa rotina o que permite que a doença seja tratada de forma mais rápida e eficaz, se for descoberto de forma prematura. Nesses casos, a chance de evitar os falecimentos chega a 99%. Por isso, a importância de tratarmos desse tema e direcionarmos ações que viabilizem esse diagnóstico antecipado”.

Além disso, também protocolei requerimento solicitando que o Governo do Estado amplie, ainda mais, a patrulha da Maria da Penha em vários outros municípios do Tocantins, principalmente na região sudeste, em cidades como Taguatinga, Dianópolis Aurora e Palmeirópolis.

Desde o primeiro mandato a Sra. tem adotado a região sudeste do Tocantins como um dos seus colégios eleitorais. Sua relação veio de desde quando o prefeito de Taguatinga estava filiado ao PV.  Trata-se realmente de uma região, de certa forma desassistida de representantes parlamentares?

Quem acompanha a minha trajetória política sabe do carinho que eu tenho por essa região, desde o meu primeiro mandato como deputado estadual. Todos sabem que uma das minhas principais bandeiras é o turismo. Naquela região, podemos identificar um potencial muito grande, que são as Serras Gerais. Interpus um projeto de lei, atualmente em trâmite, para que possamos criar o maior corredor de ecoturismo do Brasil, entre Goiás, Tocantins e Maranhão. O corredor vai ligar a Chapada dos Veadeiros, via BR-010, a toda região das Serras Gerais, fechando o ciclo no Maranhão. Já há uma ação integrada entre governos que visa fazer com que o turismo se fortaleça nos três Estados. Uma das rotas mais procuradas pelo turismo de aventura, nos últimos tempos, fica na cidade de Paranã, numa região conhecida como “Canjica”, onde se encontra a cachoeira da borda infinita. Trata-se de um local esplendoroso, um destino turístico com muito potencial que, ao ser incluso na rota, trará dividendos para a cidade e para o Tocantins.

Estivemos há pouco tempo no “Fórum de governadores do Brasil Central”, realizado em Caldas Novas Goiás, onde o governador Wanderlei Barbosa e o governador Goiano, Ronaldo Caiado, além do governador do Maranhão, Carlos Brandão, trataram do tema. O objetivo é fazer esse projeto andar o mais rápido possível, pois vai mudar a realidade econômica de toda aquela região. O turismo rende frutos de forma rápida e contribui com o desenvolvimento econômico de forma democrática, porque divide para muitas pessoas todos os ganhos que ele gera, formando uma cadeia produtiva muito grande, entre todas as pessoas que trabalham nesta área.

“Por falar nisso, o governador está muito empenhado em alimentar a cadeia produtiva do turismo e, para exemplificar, posso citar a temporada de praias no mês de julho e agosto. Todos os municípios com rotas turísticas foram beneficiados com recursos do Governo do Estado. Duas semanas após encerrar a temporada, o balanço era de que todos os recursos que haviam sido investidos já tinham voltado aos cofres do Estado, em forma de arrecadação de impostos, fortalecendo sobremaneira a economia.  Portanto, trata-se de investimentos, quando se fala de turismo e não de gastos”.

Também entram nesse contexto os recursos direcionados as festas de aniversários das cidades, cavalgadas ou festas religiosas. A injeção de recursos nesses municípios movimenta o comércio e aquece a economia, proporcionando emprego e renda para trabalhadores das mais diversas áreas.

Dentre os deputados com mandato na Assembleia Legislativa a Sra. tem se destacado por ser uma das maiores parceiras da gestão do governador Wanderlei Barbosa.  O que leva a Sra. acreditar tanto no projeto?

O estado do Tocantins vive um momento muito importante, politicamente falando. Estou muito feliz de poder estar ajudando e participando de um governo que hoje é considerado, pelas pesquisas nacionais, como o melhor governo do país. Há uma estabilidade fiscal que permite receber recursos federais para concretizar obras. Trata-se de um governo que está refazendo todas as estradas estaduais. Um governo que tem o olhar voltado para a população, beneficiando municípios que há mais de uma década estavam esquecidos e que sonhavam com a ligação com outras cidades ou rodovias. Esse olhar cuidadoso, independentemente do tamanho da cidade, da quantidade de habitantes ou eleitores faz a diferença, pois o Governo do Tocantins quer promover a integração de todos os municípios através de estradas pavimentadas.

“Todavia, os avanços não são apenas neste campo, uma vez que, atualmente, temos mais de quatrocentas escolas sendo reformadas em todo Estado, como também reformas e construções de hospitais, revitalizando a saúde, como também, fazendo todos os esforços para tentar zerar a fila de cirurgias eletivas”. 

Vivemos, portanto, um dos momentos mais importantes para a nossa economia e para o desenvolvimento sustentável.  Por tal razão, estou muito feliz por fazer parte da base de sustentação do Governo na Assembleia Legislativa, deixando a minha parcela de contribuição, juntamente com os meus pares, pois lá somos um time unido em prol do Tocantins.

Foto: Divulgação

Considerando que tanto a Sra. quanto o seu esposo já foram candidatos a prefeito de Palmas, quais são as perspectivas para as eleições municipais de 2024?
Como disse no início, a Federação vai definir caso a caso, de forma integrada, em cada município, escolhendo os melhores nomes para as disputas municipais. O objetivo é fortalecer a Federação e eleger o maior número de prefeitos e vereadores possível.

“Em relação a Palmas, especificamente, tanto eu quanto o meu esposo estamos integrados e participando ativamente da gestão do governador Wanderlei Barbosa, eu na condição de deputada estadual, ele enquanto Secretário.  Nestas circunstâncias, vamos aguardar a posição do Governador, mesmo porque ainda não é o momento de definir isso. Nós iremos acompanhar a decisão dele, mantendo a base de um bom time que nós já formamos hoje”.

Muito obrigado pela sua disponibilidade e sempre…

Sempre um prazer receber a imprensa e prestar contas do mandato à população.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Dock Júnior
Dock Júnior
Graduado em Comunicação Social, com especialidade em Jornalismo pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) e em Direito pela PUC-GO, atua há 10 anos como jornalista político no Tocantins, com ênfase nos bastidores da notícia.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -