Esgoto sem tratamento transbordou e atingiu córrego Pouso do Meio, em Gurupi. A prefeitura também afirma que a empresa não tinha licença ambiental.
A BRK Ambiental foi multada em pouco mais de R$ 1 milhão devido a um vazamento de esgoto não tratado em Gurupi, localizado no sul do estado. A sanção foi imposta pelo município após uma considerável quantidade de água contaminada e resíduos atingirem o córrego Pouso do Meio.
A Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico emitiu duas multas: uma por poluição ambiental e outra por a empresa operar a rede de esgoto sem a devida licença ambiental. Em resposta, a BRK Ambiental afirmou que as medidas para resolver a situação foram tomadas e que esclarecimentos ao órgão ambiental serão fornecidos oportunamente (ver nota abaixo).
O município declarou estar monitorando de perto as atividades da BRK e notificou a concessionária para regularizar imediatamente a situação.
O incidente de vazamento de esgoto ocorreu em 26 de novembro, nas proximidades da ponte com a Avenida Goiás. Imagens capturadas no local evidenciam que os dejetos alcançaram o córrego Pouso do Meio. Na época, a empresa assegurou que a situação havia sido resolvida e equipes da concessionária estavam empenhadas na limpeza da área.
O que diz a BRK Ambiental
A BRK informa que as providências para solução da situação foram realizadas no domingo, 26. Pontua ainda que uma equipe da companhia monitora o caso e que os esclarecimentos ao órgão ambiental serão prestados oportunamente.