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Entrevista Valdemar Junior, Deputado estadual pelo Tocantins

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Conhecido comunicador tocantinense, o deputado estadual Valdemar Junior é natural de Porto Nacional (TO), onde iniciou sua carreira como radialista. É graduado em direito e atuou como repórter e apresentador nas principais emissoras de televisão de Goiás e do Tocantins. Já exerceu o cargo de Secretário de Comunicação do Estado e, também, superintendente da RedeSat, atualmente incorporada a Unitins.

Em 2008, elegeu-se vereador pela capital, com a maior votação da história de Palmas, e foi reeleito em 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual e, nos pleitos de 2018 e 2022, reeleito para o exercício do cargo. Está filiado ao Republicanos e obteve 17.779 votos na última eleição.

Nesta entrevista exclusiva a Rede Onda Digital, Valdemar Junior, fala sobre política regional, suas raízes e colégios eleitorais, como também sobre projetos importantes para a população do Tocantins, além de ressaltar as ideias e ideais que impulsionam sua carreira política.

 

Está em pleno na Assembleia o debate um tema trazido à tona pelo senhor, que e duplicação das rodovias que chegam a capital do Tocantins, Palmas. Qual a importância da discussão e quais razões o levaram a focar seus esforços neste tema?

Abracei esse projeto de duplicação da TO-050/BR-010, que liga Palmas a Porto Nacional; a TO-010 que liga a capital a Lajeado e, por fim, a TO-080, que liga Palmas a Paraíso. Essas são as principais estradas que chegam até a capital e a interliga com as mais diversas cidades do Tocantins e de outros Estados, como Mato Grosso, Pará, Maranhão, Goiás ou Bahia.

Na minha visão, Palmas necessita urgentemente dessas duplicações, que facilitam esse acesso, mesmo porque, além do fato de ser a cidade referência do Estado,deve ser considerado ainda o intenso movimento nessas rodovias que,infelizmente, já fizeram muitas vítimas nesses três trechos. Aliado a isso, essas são as vias de escoamento para o modal da ferrovia norte-sul,localizada em Luzimangues. O trânsito de caminhões pesados, quer seja com insumos agrícolas, quer seja com a própria produção nessas três rodovias tem sido intenso. Por tais razões, estamos solicitando essas duplicações junto ao governo estadual. 

Mas inobstante a isso, o trecho federalizado que se tornou BR-010, de Aparecida do Rio Negro até Palmas e da capital até Porto e, de lá, até Silvanópolis, traz para Palmas a importância de contar com uma rodovia federal, a única capital, até então, que não era cortada por uma BR. A Assembleia Legislativa fez um esforço, aprovamos o projeto e entregamos esse patrimônio para o governo federal, ainda em Julho de 2022. A questão é que, praticamente, ficamos apenas na cerimônia porque o governo federal não incorporou esse patrimônio ao seu acervo. 

Dessa forma, ainda permanece como TO-050, sendo efetivamente BR-010 apenas o trecho que corta Palmas. Independentemente dessa federalização ou não, nossas preocupações são com as vidas e com a logística de escoamento de produção agrícola. Por isso, precisamos duplicar esse trecho, em razão do trafego intenso. Quando o governo federal assumirde vez essa rodovia, será possível trazer ainda mais melhorias, caso entenda como pertinente.

Em relação ao município de Porto Nacional e sua pujança para o Estado do Tocantins, qual é a verdadeira importância e significado do município no contexto geral?

Pela sua posição geográfica, pela força do trabalho de sua população, Porto Nacional vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. Na condição de deputado tenho trabalhado muito pelo desenvolvimento da região, de forma tal que ele possa se materializar. O pátio multimodal da ferrovia norte-sul localizado no distrito de Luzimangues,município de Porto Nacional, deu uma guinada na economia do município e impulsionou a ocupação do distrito. Isso fortaleceu o comércio e o desenvolvimento da cidade, pois contribuiu com a arrecadação

A nova ponte sobre o Rio Tocantins que dá acesso à cidade também foi uma árdua luta na Assembleia Legislativa, da qual eu participei intensamente. Aprovamos a autorização para empréstimos junto ainstituições financeiras para que a obra fosse realizada. Não apenas para Porto Nacional, como para a margem direita do rio, porque essa região se tornou o celeiro agrícola e agropecuário do Estado. Através da Assembleia Legislativa, também conseguimos junto ao governo do Estado,investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões de reais visando a reestruturação e pavimentação do Distrito Agroindustrial do Porto Nacional. Também conseguimos a restauração por completo da TO-050 de Palmas até Porto. A cidade tem crescido com a chegada de universidades e tantos outros avanços.

E quanto a administração municipal?

Me entristece muito a questão administrativa da cidade, porque isso tem deixado a desejar e temos visto isso há alguns anos. Os prefeitos não acompanham o ritmo da cidade. Ora, quem pretende ser prefeito ou gestor tem que estar com os olhos mais abertos e mais sintonizados com a população, como também, com o momento econômico do município. 

Porto Nacional foi uma das cidades que mais cresceram no estado do Tocantins, segundo o IBGE. Isso se deve a abundância da cidade e a força econômica dos negócios e do desenvolvimento, que vem da própria população. O que precisamos é de um prefeito que não atrapalhe e que faça obras estruturantes que possam alavancar ainda mais o crescimento. Se há uma boa administração e força do povo para desenvolver a cidade, as coisas funcionam de forma mais rápida, além de atrair novos investimentos e comércios para a cidade.

Essa falta de objetivo comum e sintonia da atual gestão da Prefeitura de Porto Nacional com a população, causa prejuízos para o município, pois trava o crescimento que, sem dúvidas, era para ser ainda mais pujante.

Falando em Luzimangues, que está muito mais próximo a Palmas do que da própria sede que é Porto Nacional, não está faltando um olhar mais próximo da gestão com o distrito?

Logicamente que sim, pois já se tornou maior que muitos municípios do Tocantins e, por isso, requer um olhar diferenciado. Não se pode tratar Luzimangues de forma comum, pois ele produz movimento econômico de cidade de médio porte do Tocantins. São mais de 20 mil lotes comercializados e 15 mil padrões de energia instalados. Evidente que isso merece um olhar diferenciado, além de investimentos dos recursos, gerados pelo próprio Distrito, nele mesmo. Não tenho dúvidas que, em breve, Luzimangues se tornará município e se dependesse apenas da Assembleia como outrora, isso já teria ocorrido. No entanto, hoje é uma atribuição do Congresso Nacional. Por todo desenvolvimento sócio-econômico que ele representa no Tocantins, já está plenamente maduro para ser emancipado. Acredito que na primeira oportunidade que houver, isso vai acontecer, pois a maioria dos deputados federais do Estado também tem essa visão.

Eleito pela primeira vez como o vereador de Palmas, a partir do momento em que se elegedeputado estadual o Sr. passou a estender o seu colégio eleitoral para o sudeste do Tocantins. Trata-se de uma região sofrida e que foi esquecida pelos governos por muito tempo. Por que fez essa opção?

Na verdade, como tocantinense nato, o sudestepassou a ser uma das minhas rotas e, já em 2014,fui o deputado estadual mais votado na região, o que repeti em 2018 e 2022. Por isso tenho trabalhado muito por aquela região.

Consegui viabilizar a revitalização do trecho de Arraias até o povoado do príncipe, ainda na gestão do governador Marcelo Miranda; entre a cidade de Natividade e São Valério também fui autor do requerimento e destinação de emendas que revitalizou o trecho; já a TO-110, que liga o Município de Dianópolis até Novo Alegre na divisa com Goiás,também consegui a revitalização e reforma no governo Mauro Carlesse, visto que estava em péssimas condições. Nessa gestão do atual governador, Wanderlei Barbosa, consegui o asfaltamento do trecho que liga a cidade de Taipas a Conceição do Tocantins. Dessa forma, tenho trabalhos efetivos ao longo desses mandatos devolvendo, em forma de obras e equipamentos públicos, o prestígio que aquela população me dá a cada eleição.

Entretanto, se antes o sudeste era conhecido pela sua pobreza, hoje é uma região extremamente rica,em franca transformação, que tem contribuído muito com o PIB do Tocantins. Quer seja pela exploração da agropecuária, principalmente para o cultivo da soja, quer seja pela mineração. Tanto em Natividade, quanto em Almas a efervescência está na exploração de calcário e de ouro, além de outros minérios.

Paralelamente a isso, a indústria do turismo também cresce a passos largos na região das Serras Gerais, Azuis e Jalapão. Trata-se de uma grande extensão de terras de belezas e paisagens naturais incríveis. A valorização daquelas terras, portanto, é iminente e isso é muito bom para aquela região. 


E no que se refere a Unale?

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos é um instrumento importante que congrega as vinte e sete assembleias do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Ela defende pautas coletivas e relevantes para o nosso país, discute-se a reforma tributária, aintegração do sistema único de saúde, a educação e muitos outros temas. Tive honra de fazer parte da diretoria, que tem hoje como presidente o deputado estadual de Pernambuco, Diogo Moraes.

Atualmente sou membro da Unale, mas estou na presidência da União parlamentar do Mercosul, que integra paramentares do Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em breve, vamos abrir parte para outros países da América do Sul. Lá discutimos basicamente as mesmas pautas, porém, em nível de América. Em razão do exercício dessa presidência, consegui formalizar um convênio da nossa Unitinscom a Universidade de Buenos Aires, de forma que haja troca e compartilhamento de informações, parcerias e intercâmbios.

Também pretendo tratar de outras parcerias na área agrotecnológica com a maior confederação de produtores da Argentina. Já estamos desenvolvendo as tratativas com a nossa Secretaria Estadual de Agricultura para que possamos interligar a nossa Agrotins com o país vizinho, como também, trazerexpositores argentinos para nossa feira agrotecnológica em 2024, viabilizando assim, troca de tecnologia e expertise.

Estamos muito agradecidos por sua gentileza e disponibilidade

Estamos sempre prontos para esclarecer temas relevantes para a imprensa, da qual eu sou oriundo, como também apresentar novos projetos que beneficiem a nossa população.

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Dock Júnior
Dock Júnior
Graduado em Comunicação Social, com especialidade em Jornalismo pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) e em Direito pela PUC-GO, atua há 10 anos como jornalista político no Tocantins, com ênfase nos bastidores da notícia.

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