TV ultrapassa celular no consumo de YouTube no Brasil; entenda

Foto: Reprodução.
Um levantamento aponta mudança nos hábitos de consumo de telas pelos brasileiros: Segundo dados coletados pela empresa de vídeos com o Cross Platform View, da Kantar IBOPE Media, pela primeira vez, a televisão conectada superou o celular como principal tela usada pelos brasileiros para assistir vídeos na plataforma.
A pesquisa também revela que o YouTube é o serviço de streaming mais consumido em TVs dentro de residências entre pessoas com mais de 18 anos. Os dados foram divulgados na quarta-feira (8/10) durante o Brandcast 2025, evento anual do YouTube.
Segundo análise apresentada no evento, a mudança de hábito consolida o YouTube como o serviço de streaming mais consumido no país e reflete a migração da audiência para a chamada “tela grande”, agora vista como o centro da experiência digital dentro das casas. Dados divulgados pelo próprio YouTube em abril deste ano contabilizavam mais de 80 milhões de brasileiros assistindo à plataforma pela TV.
Leia mais:
Brasil é o 3º país que mais usa ChatGPT, aponta relatório da Open AI
Durante o Brandcast, a empresa destacou que o crescimento do consumo via TV é impulsionado por conteúdos premium, produções originais e pela relação próxima entre criadores e público – um diferencial entre o YouTube e outros serviços de streaming e a TV aberta.
Segundo Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina:
“Os criadores do YouTube estão se tornando as novas startups do entretenimento. Eles têm em comum o fato de estabelecerem uma conexão autêntica com seus fãs, algo que se traduz em engajamento real e sustentado”.
Ainda no evento, a plataforma anunciou que vai estrear a versão brasileira do “Tiny Desk”, projeto de sucesso criado pela rádio NPR nos Estados Unidos, e que deverá lançar novelas originais e reality shows.
*Com informações de CNN Brasil
