Banco Central anuncia recurso do Pix que protege contra fraudes de chaves

(Foto: reprodução)
Uma nova ferramenta vai permitir que qualquer pessoa bloqueie a criação de novas chaves Pix em seu nome. A ideia é aumentar a segurança e evitar fraudes, como quando criminosos registram chaves sem autorização.
A novidade foi confirmada ao G1 pelo chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo. O recurso ficará disponível no Registrato, plataforma onde o cidadão já pode consultar informações como contas bancárias, empréstimos e chaves Pix existentes.
A ferramenta deve funcionar de forma parecida com outro serviço que estreia em dezembro: um bloqueio geral para impedir a abertura de novas contas bancárias (corrente, poupança ou pagamento) no nome do usuário. Assim, mesmo que alguém tenha acesso aos seus dados, não conseguirá criar contas ou chaves Pix indevidamente.
Leia mais
Aplicativo do Santander apresenta instabilidade e deixa Pix fora do ar
Empresas de RH adotam inteligência artificial em entrevistas e seleção de candidatos
O bloqueio será opcional. Se a pessoa quiser cadastrar uma nova chave ou abrir conta, poderá entrar no Registrato, suspender o bloqueio, fazer a operação e reativá-lo depois.
O BC ainda não divulgou quando o bloqueio específico para chaves Pix será lançado. Por enquanto, apenas informou que será disponibilizado “em breve”.
Nos últimos meses, o Banco Central tem tomado outras medidas de proteção. Em outubro, passou a bloquear automaticamente chaves Pix consideradas suspeitas e os bancos passaram a oferecer, nos aplicativos, um botão para contestar transferências, facilitando pedidos de análise e possível devolução do dinheiro.
*Com informações do G1 e Canal Tech.






