Pix amplia segurança com novas medidas a partir desta segunda (2); saiba mais

(Foto: Agência Brasil)
A partir desta segunda-feira (2/2), entra em vigor a nova regra de segurança do Pix implementada pelo Banco Central. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix entrou em vigor de forma obrigatória para todas as instituições financeiras que participam do sistema.
O mecanismo permite a ampliação do rastreamento do caminho percorrido pelos valores transferidos em casos de fraude, golpe ou coerção, possibilitando que os recursos sejam bloqueados e devolvidos, mesmo que tenham sido rapidamente repassados a outras contas após a transação inicial.
Uma das novidades mais importantes é o bloqueio automático de contas que tenham alguma denúncia de fraude. Anteriormente, havia um processo de análise após a denúncia, mas agora a conta suspeita é imediatamente bloqueada, e só depois ocorre a investigação. Antes, esse processo frustrava a recuperação do dinheiro, pois golpistas transferiam rapidamente os valores para outras contas.
Com o MED 2.0, as instituições agora podem seguir e compartilhar informações sobre o percurso do dinheiro em múltiplas contas, aumentando as chances de bloquear a cadeia de depósitos e recuperar os valores desviados.
Leia mais:
Banco Central endurece regras e exige capital mínimo para novas instituições no Pix
Juju do Pix mostra evolução do rosto depois de 50 dias da cirurgia para retirada de óleo
O procedimento é acionado pelo cliente diretamente no aplicativo do banco ou instituição de pagamento, por meio do botão de contestação em casos de suspeita de fraude.
Após a contestação, as instituições envolvidas têm um prazo para analisar e bloquear os recursos e, se comprovada a fraude, a devolução pode ocorrer em até cerca de 11 dias após a notificação.
Especialistas estimam que esta atualização pode reduzir em até 40% o número de fraudes consideradas bem-sucedidas, uma diminuição bastante significativa.
*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil






