As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

OpenAI lança versão do ChatGPT voltada para professores; veja como vai funcionar

A ideia é oferecer um espaço seguro para que docentes testem a tecnologia e criem boas práticas antes de levá-la para a sala de aula
19/11/25 às 18:45h
OpenAI lança versão do ChatGPT voltada para professores; veja como vai funcionar

(Foto: reprodução)

Visando expandir cada vez mais o alcance da sua Inteligência Artificial (IA), a OpenAI anunciou nesta quarta-feira (19/11) uma nova versão do ChatGPT voltada exclusivamente para professores e redes de ensino do fundamental e médio. O objetivo é dar mais segurança, controle e personalização para escolas que querem usar IA de forma organizada.

O ChatGPT para Professores chega com funções específicas para o planejamento de aulas, uso seguro de informações de alunos e colaboração entre educadores de um mesmo distrito. Já os gestores terão controles próprios para definir regras e limites de uso da ferramenta.

A plataforma será lançada primeiro em parceria com distritos que somam cerca de 150 mil educadores. Nos Estados Unidos, o acesso será gratuito para professores da educação básica até junho de 2027. A OpenAI garantiu que dados de alunos não serão usados no treinamento de modelos e ficarão protegidos em um ambiente dedicado.

Segundo a empresa, a ideia é oferecer um espaço seguro para que docentes testem a tecnologia e criem boas práticas antes de levá-la para a sala de aula.


Leia mais

Inteligência Artificial tenta preve final da série Stranger Things com base na teoria de fãs

Hospital Delphina Aziz terá nova UTI inteligente em estrutura ampliada do SUS


“Queremos garantir que os professores tenham acesso a ferramentas de IA feitas para eles”, disse Leah Belsky, vice-presidente de educação da OpenAI.

A iniciativa surge após anos de críticas sobre o uso do ChatGPT por alunos para fugir de tarefas e avaliações. A versão para professores não é destinada aos estudantes, mas promete ajudar os educadores a orientar o uso responsável da tecnologia.

Em julho, a OpenAI já havia lançado o “modo de estudo”, pensado para universitários e focado em explicações passo a passo, um movimento que, segundo a empresa, faz parte de uma estratégia mais ampla para apoiar o aprendizado dentro da plataforma.

*Com informações do Olhar Digital.