OpenAI confirma: ChatGPT vai começar a exibir anúncios, até em plano pago

Open AI é a dona do ChatGPT (Foto: Getty Images).
A OpenAI anunciou que vai mostrar anúncios no ChatGPT. A novidade vai entrar em fase de testes nos Estados Unidos nas próximas semanas e afeta contas da versão gratuita e do plano Go, que é pago.
A empresa informa que as propagandas “não vão influenciar as respostas” do chatbot. O material patrocinado vai ficar separado das respostas e os dados das conversas não serão compartilhados com anunciantes.
De acordo com uma imagem compartilhada pela OpenAI, os anúncios vão aparecer no final da tela do ChatGPT, após a resposta da IA. A interface contará com uma separação para mostrar o que é patrocinado e o que não é.
Além disso, nem toda interação vai mostrar propagandas: o resultado aparece apenas “quando é relevante para as conversas”, de acordo com a empresa, e não será exibido em temas sensíveis, como saúde e política.
As assinaturas Plus e Pro do ChatGPT estão isentas de material patrocinado.
Leia mais:
Levantamento aponta que ChatGPT ainda é IA mais acessada da web, mas Gemini avança
OpenAI lança ChatGPT Health para responder a dúvidas sobre saúde
Embora não haja previsão de exibição de propagandas para outros países no momento (incluindo Brasil), essa parece ser a tendência da empresa.
Com esta medida, a OpenAI aproxima seu modelo de negócios ao de gigantes como Google e Meta, que construíram impérios publicitários sobre a base de serviços gratuitos. Porém, ao contrário da OpenAI, estas empresas possuem receitas publicitárias para financiar a inovação em IA, e a Amazon também está construindo um sólido negócio de publicidade em suas plataformas de compras e de streaming de vídeo.
*Com informações de Canal Tech e UOL.






