Minecraft e Roblox: jogos de videogame que estimulam a imaginação e o conhecimento são a sensação entre as crianças

(Foto: reprodução)
Não é novidade que, no mercado atual, os jogos eletrônicos deixaram de ser um hobby exclusivo das crianças. Assim como o cinema e a televisão, os videogames também oferecem conteúdos voltados para adolescentes e adultos. Ainda assim, alguns títulos voltados ao público jovem continuam conquistando o coração da garotada, entre eles, dois se destacam na disputa pela preferência: Minecraft e Roblox.
Embora tenham propostas diferentes, Minecraft e Roblox apresentam algumas semelhanças. A principal delas é a possibilidade de criar e explorar novos mundos, além de compartilhá-los com outros jogadores. Mais do que simples jogos, ambos funcionam como plataformas sociais completas, que permitem às crianças aprender enquanto se divertem.
Minecraft: criação e sobrevivência
O Minecraft foi desenvolvido em 2011 pela empresa sueca Mojang Studios. Com um visual simples, o jogo desafia os jogadores a sobreviver em um vasto universo, coletando recursos e enfrentando perigos. No modo criação, os usuários podem construir seus próprios mundos e compartilhá-los com outros jogadores, estimulando a imaginação e a colaboração dentro da comunidade.
A comunidade do Minecraft é dedicada, de tal forma que mundos inteiros foram feitos baseados em outras obras. Até mesmo o castelo de Hogwarts da série Harry Potter, já foi recriado dentro do jogo. Saulo Daniel, de 11 anos, joga Minecraft com os amigos e os primos, e diz que o ponto alto do jogo é sobreviver.

“Jogo com minha prima e com nosso amigo, e estamos sempre tentando sobreviver enquanto criamos nosso próprio mundo. É como se fosse um caixa de lego, mas dentro do jogo temos uma liberdade criativa muito maior, ao mesmo tempo que somos desafiados a ficar vivos dentro do jogo”, conta o pequeno Saulo, que gasta horas dentro do jogo.
A criação de universos também faz parte do Roblox, que embora tenha se tornado mais popular em 2015, foi desenvolvido em 2004, pela dupla David Baszucki e o Erik Cassel. O jogo ficou em modo beta (um modo de testes) até 2006, até que foi lançado de forma oficial. O game ganhou popularidade conforme foi chegando em outras plataformas, em especial no Xbox e nos celulares.
Roblox permite criação completa de jogos

Diferente do Minecraft, o Roblox permite que os jogadores criem outros jogos dentro da plataforma, de maneira prática, sem que o usuário precisa ter algum conhecimento de linguagem de programação para tal. Os jogos criados pelos usuários dentro da plataforma podem ser jogados por qualquer pessoa, criando uma comunidade muito forte e fiel dentro do Roblox.
Leia mais:
Super Mario Bros: 40 anos do jogo que salvou o mercado dos vídeo games
Inteligência Artificial vem sendo implementada no desenvolvimento de jogos de vídeogames
Jorginho, de 12 anos, explica o que diferencia o Roblox de qualquer outro jogo no mercado atualmente “Enquanto a maioria dos jogos vem pronta, com uma história e regras definidas, no Roblox quem joga pode ser também o criador. Tem jogo de corrida, de terror, simuladores, qualquer coisa que tiver em mente. Além de ser acessível por ser gratuito”, explica.

As possibilidades criativas do Roblox chamam atenção devido ao seu caráter educacional. Além de incentivar a imaginação, o jogo tem incentivado as crianças a estudar inglês, uma vez que entender a língua é necessário para usar o modo de criação do Roblox. O jogo incentiva ainda o lado social, uma vez que, assim como no Minecraft, o Roblox também conta com a cooperação entre outros jogadores, seja na hora de criar novos jogos, como para se aventurar dentro daqueles já criados.
“Conheci muita gente jogando, fiz amigos de vários lugares, não limitado ao Brasil, então acabou sendo também uma forma de me conectar com outras pessoas, inclusive praticando o ingles. Acho que o Roblox me ajudou a ser mais criativo”, diz Jorginho.
Dois jogos: imaginação sem limite
Embora sejam jogos diferentes, as propostas do Minecraft e Roblox trazem algo em comum; a cooperação e o estímulo da imaginação. Disponíveis em diversas plataformas (celular, computador ou mesmo consoles de videogames), tanto o Minecraft quanto o Roblox são grandes fenômenos de público, conquistando crianças, jovens e até mesmo adultos.

A proposta de criar, sem dúvida, traz frescor e diversão dentro do modo de se interagir com um jogo de vídeo game, e dada a força que a comunidade desses jogos possui, tanto o Minecraft quanto o Roblox vão seguir firmes dentro do mercado, sempre com novidades.
