A vacinação para crianças de 5 a 11 anos começou nesta segunda-feira (18) em Manaus. Durante o primeiro dia de vacinação, 232 crianças com comorbidades ou deficiência permanente (PcD) receberam a primeira dose no imunizante da Pfizer.
A adesão a vacinação, foi relativamente baixa comparada a expectativa estipulada pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas que é de 90% da população, cerca de 260.721 crianças da faixa etária . De acordo com a pesquisa feita pelo Portal Fiscaliza Amazonas, muitos pais estão indecisos em relação aos efeitos do imunizante nos menores.
De acordo com a médica pediatra do Hospital Albert Aisntein em São Paulo, Dra. Kamilla Fernandes, há diferença na dosagem de imunizantes destinadas as crianças.
“A vacina tem duas diferenças em relação ao do adulto, a primeira diferença é que ela tem dosagem menor e a segunda ela tem um componente chamado MRNA em concentração menor, esse componente estimula a resposta do sistema imunológico” disse a médica.
Veja mais:
Amazonas recebe novo lote de vacinas contra Covid-19 para público infantil
Para evitar a mistura de vacinas de adultos e crianças, a vacinação para o atendimento do público infantil serão exclusivamente feitas em 4 locais e seguirão atendendo de segunda a sábado de 9h às 16h, com exceção do shopping Via Norte, às 10h.
Sobre a eficácia da vacinação, a dúvida é grande em familiares que preferem aguardar um pouco mais para vacinar seus filhos, sobre esse assunto a médica também explica.
“Sou uma defensora de vacina, qualquer vacina tem que ser aprovada pela Anvisa e OMS antes de ser utilizada, tem diagnostico de covid de crianças em um mês de idade, a taxa de transmissibilidade em crianças é alta em Manaus” ressaltou Kamilla.