O novo prefeito de Rorainópolis, Alessandro Daltro Sousa (Republicanos), decretou estado de calamidade pública no município do interior de Roraima. O decreto é válido pelos próximos 180 dias.
A justificativa de Sousa, que assumiu o cargo após a renúncia do então prefeito Leandro Pereira no início deste mês, é de que o município enfrenta uma grave crise econômica, o que está gerando dificuldades para o pagamento de salários de servidores. Além disso, o atual prefeito cita a queda de arrecadação e a falta de transparência.
Leia também:
Prefeito de Rorainópolis renuncia mandato e vice-prefeito assume
Justiça anula decisão que impedia candidatura de 1ª dama ao Tribunal de Contas de Roraima
Como justificativa, o novo prefeito mencionou uma grave crise economica enfrentada no município, o que prejudicou o pagamento do salário dos servidores. Ele também aponta um grave desequilíbrio orçamentário do município, a queda da arrecadação e a falta de transparência como principais culpados pela atual situação.
O decreto de calamidade pública é válido no âmbito das gestões administrativa, orçamentária, contábil, financeira, operacional e patrimonial da administração direta e indireta de Rorainópolis.
Enquanto estiver em vigor, o decreto também proíbe a realização de qualquer despesa que possa ser dispensada pelo município, como autorização de viagens, concessões novas de gratificações, diárias, horas extras ou outros tipos de despesas que venham comprometer a folha de pagamento.