A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Roraima pediu que a juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça do Estado, seja agraciada com uma menção elogiosa pelo tratamento receptivo dado a um preso durante uma audiência de custódia na 4ª feira (10/01).
O vídeo da sessão mostra a magistrada pedindo para que agentes retirem as algemas do custodiado Luan Gomes, além de solicitar agasalho ao homem que aparenta estar tremendo de frio e ainda um copo de café.
A filmagem foi amplamente compartilhada nas redes com opiniões que se dividiam entre críticas à permissividade da juíza e elogios por sua conduta.
Por meio de nota, a OAB-RR disse que a juíza agiu corretamente e merece o “reconhecimento pela sua atuação ética e humanizada”. Também diz que ela além cumpriu convenções internacionais sobre os direitos humanos e protocolos de segurança sanitária e direitos da pessoa presa com “excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.
Veja mais:
VÍDEO: Moradores de cidades de Roraima relatam terremoto
Em oito meses, mais de 185 mil amazonenses já têm Carteira de Identidade Nacional
Um pedido de concessão da honraria foi encaminhado ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ao presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima nesta sexta-feira, dia 12, pelo presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal pela atitude da Juíza.
Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o ocorrido: