Durante o programa Fiscaliza Geral da Rádio e TV Onda Digital na manhã desta quinta-feira (07), o Diretor de Operações de Transportes do Instituto Municipal de Mobilização Urbana (IMMU), Edinaldo Castro, falou sobre a falta de segurança e as irregularidades no transporte público.
Veja também:
IMMU identifica veículos irregulares em operação na zona Oeste de Manaus
Grupo assalta restaurante e rouba viatura do IMMU na fuga
Segundo o diretor do IMMU, está sendo feito um levantamento de todos os locais que são alvos de assaltos e em parceria com a Secretaria de Segurança, estão sendo elaboradas ações para ajudar a população, como a instalação de câmeras que vão colaborar com o trabalho da polícia, além da presença das autoridades nos terminais, paradas e locais com grande fluxo de passageiros.
Edinaldo afirmou que 70% dos motoristas dos transportes coletivos alternativos não tinham CNH para circular pelas ruas de Manaus:
“Eles estavam com a carteira de habilitação vencida ou não possuíam, hoje nós reduzimos isso a quase zero, isso traz uma sensação de segurança, essa é a forma de trabalhar e determinação do prefeito David Almeida”.
Além disso, o diretor relatou que os problemas com os transportes alternativos conhecidos como “amarelinhos” em Manaus, são frequente e duram há muito tempo. São motoristas que desrespeitam os usuários, a péssima qualidade na estrutura dos veículos, a falta de segurança, e além de não respeitarem as leis de trânsito.
Tem sido mais crescente as fiscalizações do IMMU no transporte coletivo na cidade, durante a ação os fiscais verificam as condições físicas dos veículos, além de orientar os motoristas quanto às necessidades de atender às determinações do poder público, assim como o respeito às regras de trânsito.
Para denúncias, a prefeitura disponibiliza um telefone para que sejam realizadas denúncias para esse tipo de irregularidade. Os usuários podem entrar em contato pelo número (92) 3642-2784 e também o 118, e informar o local, o tipo de veículo e a placa do mesmo.