O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) informou nesta terça os números de assaltos a ônibus em Manaus em 2021. De acordo com os dados, foram registrados 1.669 crimes como esse no ano passado: uma impressionante média de 4 por dia.
Além dos assaltos, que é quando o bandido usa arma ou força para ameaçar sua vítima, essa estatística também inclui os furtos, que ocorrem quando o criminoso subtrai o bem da vítima sem que esta perceba no momento. O furto é uma das práticas mais registradas durante o movimento dos ônibus entre os terminais.
Leia mais:
Polícia prende trio por roubo em ônibus coletivo, no Tancredo Neves
Cerco policial prende homem e apreende adolescente após roubo a ônibus
O medo de ser roubado é constante entre os usuários e trabalhadores de transporte coletivo na cidade. Porém esse número, na verdade, indica uma queda no número de crimes em Manaus: Em 2019, foram registrados 2.663 assaltos, para uma queda de 1.670 em 2020 e 1.669 em 2021. Essa queda, no entanto, não pode ser atribuída a uma maior segurança dentro dos coletivos, mas sim à pandemia de Covid, que levou a uma menor quantidade de usuários do transporte. As pessoas ficaram mais em casa e passaram a trabalhar mais remotamente, por isso o declínio dos números.
Para combater a incidência deste tipo de crime, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que está fazendo um levantamento para que seja montado um plano de recuperação da iluminação das paradas em toda a capital. E a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) informou que vem intensificando ações de policiamento na capital e que coordenou a instalação de um posto fixo na Avenida Torquato Tapajós, operado pela Polícia Militar e que faz ações diárias como as Operações Catraca e Cidade Mais Segura.