Zé Ricardo (PT), vereador de Manaus, fez uma breve avaliação do Executivo Municipal ao ser questionado sobre como vê a reeleição do atual gestor da cidade em uma visão de um representante da população. Para o parlamentar, Manaus é uma cidade turística e precisa estar no nível em que ela é colocada, como referência mundial.
“Então, são coisas que precisam ser cuidadas para Manaus, Manaus é referência mundial, é a cidade da Amazônia, é o centro, cidade turística, é como se fosse Parintins, grande referência cultural do Estado. Então, uma cidade tem que ser bem cuidada”, frisou.
A declaração aconteceu ao programa Onda do Povo, transmitido pela Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (22/5), à ocasião, o vereador pontuou, um por um, o que precisa ser melhorado, o primeiro deles foi a infraestrutura.
“Temos um problema sério da infraestrutura da cidade. Nós estamos falando da mobilidade urbana, ou seja, o problema do sistema viário, o trânsito, o próprio sistema de transporte coletivo, essa circulação de veículos, que agora Manaus já tem praticamente um milhão de veículos registrados, então assim, falta os projetos grandes que envolvam a mobilidade urbana”, explicou o parlamentar.
Logo em seguida, Zé Ricardo falou sobre o saneamento básico, onde ele citou que antes de chegar à Onda Digital, estava fazendo uma gravação na rua e mostrou os problemas de lixos espalhados em diversas zonas de Manaus.
“Outro aspecto é o saneamento. Envolve água, esgoto, mas o lixo. (…) Portanto, a Prefeitura deveria atear uma política de resíduo sólido, onde entra coleta seletiva no bairro, gera renda no bairro, diminui o volume de lixo que a Prefeitura tem que pagar pra uma empresa jogar no aterro, economiza recursos, fazer um trabalho forte com a população, campanha, orientação, insistência”, destacou.
Sobre a possibilidade de ter multas em caso do descarte incorreto de lixos na cidade, Zé deixou claro que, a medida é viável, porém, em último caso. “O prefeito anunciou agora multas, né? falou ontem que vai ter um projeto de lei pra aplicar multas, penalizar. Eu não sou contra também a penalização, mas isso tem que ser em último caso”.
Saiba mais:
“Eu vou votar a favor do fim da reeleição”, anuncia Pauderney Avelino
Pauderney é contra aumento no número de vagas na Câmara Federal e defende redistribuição de cadeiras
“Então, nessas questões amplas da cidade, saneamento, a mobilidade, as áreas de risco e aí envolve morar. Fazer loteamentos populares para poder atender, essas coisas grandes é que eu não vejo a prefeitura pensar, organizar, propor, planejar e já começar a executar”, frisou o vereador.
Outro ponto abordado pelo parlamentar foram os empréstimos realizados pelo Executivo Municipal.
“O prefeito pediu uma autorização de empréstimo de dois bilhões e meio no mês passado, e já tinha um outro empréstimo de 146 milhões também, só agora nessa gestão. Na anterior foi um bilhão e setecentos bilhões também de empréstimo, pagou de dívidas passadas, etc., quase três bilhões nesse tempo de quatro anos, então assim, muitos empréstimos, dívidas grandes, está se pagando, tirando dinheiro do Saúde de Educação, mas questões estruturantes é que acabam não acontecendo”, disparou.
Assista a declaração de Zé Ricardo:
Zé Ricardo avalia gestão de David Almeida: “Manaus é referência mundial, cidade turística, precisa ser bem cuidada” pic.twitter.com/xTsFLAVijE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 22, 2025