Em entrevista ao programa Lomittas Tá On, da Rede Onda Digital, na última segunda-feira (13/01), o vereador de Manaus, Zé Ricardo (PT), comentou sobre a recente nomeação do ex-vereador Sassá da Construção (PT) como secretário-extraordinário de Manaus. O parlamentar também questionou a função do cargo e as razões para sua criação.
“Eu vou questionar, quando começar os trabalhos legislativos, qual é a função mesmo do secretário extraordinário? Foi criada pra quê essa secretaria, pra fazer o quê? Precisamos tratar a cidade com seriedade”, disse Zé Ricardo.
Confira o o trecho da entrevista:
Ver essa foto no Instagram
Derrotado nas urnas, Sassá foi nomeado secretário extraordinário da Prefeitura de Manaus. A confirmação foi feita pelo prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante).
A função de secretário extraordinário envolve, principalmente, ações de interlocução com a sociedade civil e também articulação entre os poderes do governo federal e estadual, auxiliando os demais secretários e o próprio prefeito na criação de políticas públicas.
Conhecido por seus posicionamentos polêmicos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Sassá da Construção ocupava uma postura moderada em relação à administração de David Almeida, mesmo sendo do PT. Essa atitude teria contribuído para sua nomeação ao cargo no secretariado municipal no início de janeiro.
Saiba mais:
- Seduc investiga certificado supostamente falso de Sassá
- Zé Ricardo afirma que pode ser candidato ao Senado em 2026
Sassa apresenta suposto diploma falso
A polêmica envolvendo o ‘diploma falso’ de Sassá da Construção veio à tona após o portal Radar Amazônico divulgar que o ex-vereador teria apresentado um diploma falso à Justiça Eleitoral para concorrer nas eleições de 2024. O certificado, emitido em 2017, alega que Sassá concluiu o ensino fundamental em 2000 na Escola Estadual Vasco Vasques, localizada na zona Leste de Manaus.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM) confirmou que está investigando a veracidade do documento. Em nota à Rede Onda Digital, a Seduc informou que está em contato com departamentos e distritos educacionais para verificar a legitimidade do diploma.
Funcionários da escola mencionada também teriam confirmado a ilegitimidade do documento, levantando suspeitas sobre a regularidade da formação de Sassá.
“E for falso tem que ter medidas adequadas contra alguém que apresenta documento falso para usufruir de algum benefício. Não sei se o critério para o prefeito nomeá-lo foi esse, ter formação ou não”, afirmou Zé Ricardo durante a entrevista.
Zé Ricardo sugere saída de membros do PT
Ainda na entrevista, Zé Ricardo também fez críticas a outros membros do partido, incluindo o deputado estadual Sinésio Campos e o próprio Sassá. Segundo o vereador, a saída dessas figuras poderia melhorar a imagem do PT no Amazonas.
“No PT também tem problemas e tem pessoas que eu gostaria que saíssem para melhorar a imagem do partido em Manaus e no Amazonas […] Se eles [Sinésio e Sassá] saíssem, fariam um grande favor ao PT”, declarou ele.