
Wilson Lima, Omar Aziz e Eduardo Braga se reúnem em solenidade na Assembleia Legislativa
Em uma solenidade realizada para homenagear o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, com a Medalha Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (28/08), contou com a presença dos principais políticos do Amazonas no cenário atual. Eles estiveram reunidos na sede do Legislativo estadual, em uma cerimônia marcada por fortes discursos, reconhecimento institucional e representatividade, que reconheceu a trajetória e contribuições para o direito do homenageado.
A honraria, uma das mais prestigiosas concedidas pela Aleam, foi entregue em sessão especial no plenário Ruy Araújo, presidida pelo deputado Roberto Cidade (UB). Também foi homenageado o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lizandro Garcia Gomes Filho.
Entre as autoridades presentes estavam o governador Wilson Lima (UB), os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior (Avante), reforçando o peso político do evento.
Saiba mais:
Encontros com influências políticas norteiam atuação de Renato Júnior, em Brasília
Saullo Vianna articula em Brasília por recursos para municípios do AM e reforça atuação política
Durante seu discurso, o ministro Mauro Campbell – atualmente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional do CNJ – destacou a importância de um Judiciário acessível e comprometido com os direitos do cidadão. Ele reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região amazônica e com a defesa do Estado Democrático de Direito.
“Eu recebo essa comenda com mais um traço para dar responsabilidade à missão que desempenho como juiz, que sou de uma cor superior, mas, sobretudo, como o único amazonense, o único amazônida no Tribunal da Cidadania, que é o Superior Tribunal de Justiça. Como vocês sabem, nós somos 33 ministros lá no Superior Tribunal de Justiça e, até hoje, na história do tribunal, o primeiro e único ministro do norte do país, em que teve sua vida toda traçada no norte do país, fui eu nomeado para aquele tribunal. Então, recebo essa comenda com mais um traço de responsabilidade angariar, mais confiança e estímulo para mim para poder representar, no que eu posso, o povo amazonense”, destacou Mauro.
A homenagem integra uma série de reconhecimentos recentes ao magistrado. Além de ter seu retrato empossado na Galeria dos Corregedores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Campbell também será condecorado nesta sexta-feira (29/08) com a Medalha da Ordem da Grã-Cruz, na categoria “Grande Mérito”, em cerimônia promovida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), no Centro Cultural Palácio Rio Negro.
A comenda será entregue no contexto do programa “Solo Seguro – Amazônia 2025”, iniciativa coordenada pelo CNJ sob a liderança de Campbell, que já beneficiou cerca de mil famílias em Manaus com títulos de propriedade, promovendo inclusão social, segurança jurídica e preservação ambiental.
Assista ao vídeo:
