O governador Wilson Lima (União Brasil) deverá participar, nesta quarta-feira (1), da sessão inaugural da nova legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando serão empossados 14 deputados reeleitos e 10 novatos. Na oportunidade, Lima fará a leitura da mensagem anual que faz um raio-x da gestão e aponta os temas prioritários que o governo quer ver discutidos pelo Poder Legislativo.
De acordo com um deputado da base aliada ouvido pela Onda Digital, a primeira iniciativa de Wilson Lima que chegará a Casa será um projeto de reforma administrativa, com a criação de secretarias, fusão de outras e ampliação de serviços prestados por Fundações e empresas de economia mista.
“O governador Wilson Lima manteve a administração praticamente igual neste primeiro mês, mas haverá mudanças significativas na estrutura do Estado e em nomes de integrantes do primeiro escalão”, afirma este deputado, pedindo para não ser identificado.
Leia mais:
Vice-presidência da Aleam: três mulheres brigam pelo cargo na Mesa
Eleição na Aleam: Alessandra e Joana podem integrar mesa diretora
Articulação
A presença de Wilson Lima na primeira sessão também servirá para fechar o acordo para composição da Mesa Diretora, que terá na presidência novamente o deputado Roberto Cidade (União Brasil). A briga agora é pela primeira vice-presidência, hoje ocupada por Carlinhos Bessa (PV), mas que enfrenta a concorrência de ao menos três deputadas: Mayara Pinheiro (Republicanos), Joana Darc (União Brasil) e Mayra Dias (Avante).
Como será a eleição
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) acontecerá, na próxima quarta-feira (1º/2), no plenário Ruy Araújo, mas antes haverá uma série de ritos que deverão ser cumpridos até que os 24 deputados possam votar nos candidatos aos 10 cargos em aberto.
O primeiro passo será colocar na presidência da Aleam o deputado mais velho da Legislatura, que será Adjuto Afonso (União Brasil), aos 70 anos completos. Ele será responsável por dar posse e assinar com os eleitos o livro de posse. Após essa cerimônia, o deputado declara qual nome deseja ser chamado no parlamento.
Com todos empossados, Adjuto abre o processo eleitoral começando pela presidência. Conforme amplamente noticiado desde dezembro, o atual presidente, Roberto Cidade (União Brasil), será reconduzido ao posto por aclamação e com o voto de todos os 23 colegas. Já eleito, Cidade tomará posse e comandará o restante da eleição para os outros nove cargos da mesa diretora da Aleam, que são:
- Primeira Vice-Presidência
- Segunda Vice-Presidência
- Terceira Vice-Presidência
- Secretário-Geral
- Primeiro-Secretário
- Segundo-Secretário
- Terceiro-Secretário
- Corregedor
- Ouvidor