Até a próxima sexta-feira (10), o Amazonas é sede do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O encontro dos líderes estaduais, iniciado na quarta-feira (8), está ocorrendo no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus, e tem como foco principal as discussões voltadas para a preservação da região Amazônica, destacando a população local como protagonista.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, visando criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio de políticas e estratégias comuns. Dentre os temas em análise, destacam-se Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.
O governador Wilson Lima enfatiza que os debates devem levar em consideração a realidade e complexidade da vida na Amazônia, concentrando-se no sustento das populações locais. Isso inclui proporcionar condições de subsistência por meio da geração de empregos, do acesso à água potável e da conexão à internet.
“O Consórcio da Amazônia é um instrumento legal para que, efetivamente, isso aconteça. É muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, sobre meio ambiente e a população deve ser protagonista no processo”, afirma Wilson Lima.
Para a sexta-feira (10) está confirmada as participações de nove governadores, 14 embaixadas e sete ministérios, além de secretários de Agricultura, de Fazenda, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Mineração e de Planejamento, todos da Amazônia Legal.
Leia também:
Reforma Tributária: Wilson Lima destaca as garantias à ZFM aprovada na CCJ do Senado
CMM fica dividida em votação de empréstimo à prefeitura e Caio André tem voto de minerva
O evento conta ainda com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
Programação
Nos dias 8 e 9 de novembro vão acontecer as reuniões de conselhos e câmaras setoriais; e no dia 10, a Assembleia Geral dos Governadores.
Confira o documento com o detalhamento da programação:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Programacao-2a-Assembleia-de-Governadores-10.nov-2023.docx.pdf” attachment_id=”158369″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]