25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

BR-319 e ZFM: Wilson apresenta a Lula as reivindicações do AM

Publicado em:

- Anúncio -

O governador Wilson Lima (União Brasil) apresentará, nesta sexta-feira (27), as duas prioridades que a gestão dele gostaria de ver atendidas pelo Governo Federal: reconstrução do trecho central da BR-319 (Manaus-Porto Velho) e a preservação das vantagens comparativas do modelo Zona Franca nas discussões da reforma tributária.

As demandas serão apresentadas numa audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, e para a qual ele foi convidado durante a reunião de Lula com o Fórum de Governadores, ontem (26).

“Com a declaração, por exemplo, de que havia a possibilidade de acabar o IPI (no projeto de Reforma Agrária), eu já tive redução na receita de apuração de tributos, porque isso retrai investimentos, faz com que a indústria diminua a sua produção. Então, é importante que a gente coloque essas pautas na discussão, já que são prioritárias para essas regiões”, disse Wilson.

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é o principal imposto que compõe a cesta de incentivos para as mais de 500 empresas que estão instaladas no Polo Industrial de Manaus. O IPI deve acabar conforme está previsto na PEC 110, que tramita no Senado Federal e deverá ser a base da reforma proposta pelo Governo Lula.

Leia mais:

Omar Aziz: “Tenho garantias do Lula que a ZFM não será afetada por reforma” 

Alckmin fala sobre reforma tributária: “Meta é acabar com o IPI” 

Fórum de Governadores

Além da Zona Franca, que corresponde a 70% da atividade econômica do Amazonas, com a geração de mais de 114 mil postos de trabalho e que contribuiu para que 98% da cobertura florestal no estado permaneça intacta, Wilson Lima destacou a pavimentação do trecho do meio da BR-319 entre os quilômetros 198 e 250 como ponto importante de discussão. A terceira prioridade listada, segundo o governador, é o combate ao desmatamento e outros ilícitos ambientais no sul do estado, salvaguardo as atividades econômicas desenvolvidas dentro da legalidade.

Wilson Lima destacou a importância de estabelecer um diálogo com o Governo Federal, uma vez que as decisões tomadas têm impacto substancial nos estados. O governador defende que iniciativas, antes de serem colocadas em prática, precisam ser discutidas mutuamente.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -