28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Segundo pesquisas, Wilson lidera e já tem vaga garantida no 2º turno das eleições

Publicado em:

- Anúncio -

De acordo com os números das pesquisas eleitorais realizadas até a primeira quinzena deste mês, o governador e candidato à reeleição Wilson Lima já tem vaga garantida no 2º turno das eleições.

Mas o cenário político para o segundo turno das eleições ainda não está completo, isso porque a segunda vaga para disputa está em aberto. Uma pesquisa de análise dos percentuais de voto dos quatro principais candidatos a governador do Amazonas, realizada pelo Real Time1 fez um levantamento dos 26 estudos eleitorais realizados entre fevereiro e a primeira quinzena deste mês de setembro, que foram divididos em quatro blocos.

No 1º bloco foram agrupadas as oito pesquisas realizadas entre fevereiro e a primeira quinzena de maio.

No 2º bloco, as nove pesquisas realizadas do dia 18 de maio até o final do mês de julho.

No 3º bloco, as três pesquisas de agosto e, no 4º bloco, os seis estudos divulgados na primeira quinzena de setembro.

Wilson cresceu 11,2%

No 1º bloco, Wilson Lima obteve uma média de 21.5% das intenções de voto. No 2º bloco apresentou um crescimento de 3,9% e aparece com 25,4%. No 3º bloco ele cresceu mais 5,1%, e teve uma média de 30,5% dos votos.

No 4º bloco – com o início da propaganda eleitoral gratuita -, Wilson cresceu mais 2,2% e aparece com uma média de 32,7% dos votos.

Considerando as pesquisas realizadas desde fevereiro, Wilson Lima apresentou um crescimento de 11,2%, o equivalente a 207.200 votos, tendo como base de cálculo o número de votos válidos desta eleição e que deverá ser de aproximadamente 1 milhão 850 mil eleitores.

Amazonino perdeu 96.200 votos

Nas pesquisas agrupadas no 1º bloco, Amazonino Mendes, teve uma média de 32,0%, caiu para 29,6%, depois oscilou negativamente para 29,2% e, nas duas primeiras semanas de setembro, ficou com 26,8%.  Uma perda de 5.2 pontos percentuais.

O que significa um prejuízo de 96.200 votos válidos tendo como base o mesmo cálculo realizado anteriormente.

Braga mantém mesmos números dos últimos 8 meses

O senador Eduardo Braga, por sua vez, possui uma um desempenho praticamente inalterado. No 1º bloco (entre fevereiro e a primeira quinzena de maio) ele apresentou uma média de 17,0% das intenções de voto. Oscilou para 16,4%; passou para 18,1% e, agora, volta aos mesmos 17,0% que tinha no início do 1º bloco.

Em sua campanha, nem mesmo o apoio de Lula, parece ter alterado a percepção do eleitorado sobre seu nome.

Desempenho em setembro

Das últimas seis pesquisas divulgadas em setembro, o menor percentual registrado pelo candidato Wilson Lima foi de 29,8%, da empresa Perspectiva, e o melhor desempenho, de 35,0% pela Quaest.

O pior desempenho do candidato Amazonino Mendes foi de 24,8%, captado pela empresa empresa Perspectiva, e o melhor resultado foi de 29,0%, apontado pelo levantamento feito pela RealTime Big Data.

O candidato Eduardo Braga obteve a menor porcentagem (13,4%) no estudo realizado pela OPP – Veritas e o melhor desempenho (21%) pela pesquisa da Quaest.

Ricardo Nicolau teve seu o menor índice no estudo da empresa Pontual com 3,5% e o melhor resultado no levantamento realizado pela Perspectiva: 7,2%.

Quem ganha a eleição?

De acordo com a pesquisa do RealTime1, e considerando as seis pesquisas realizadas em setembro, Amazonino Mendes possui atualmente uma vantagem média de 9,8 pontos percentuais sobre Eduardo Braga, percentual esse acima da margem de erro de todas as pesquisas registradas e divulgadas o que indica, a priori, um favoritismo para o ex-governador Amazonino.

O cálculo com a média das pesquisas foi apresentado ao empresário Durango Duarte, CEO da Perspectiva Mercado e Opinião – empresa de pesquisa com o maior índice de acertos de todas as eleições realizadas no Amazonas desde 1993, quando foi fundada – para saber sobre qual candidato deverá disputar o 2º turno com Wilson Lima.

Segundo ele, caso o levantamento realizado pelo RealTime1 esteja correto, e se a eleição fosse hoje, para Eduardo Braga ultrapassar Amazonino Mendes, Amazonino teria que perder 5 pontos percentuais (o equivalente a 92.500 votos) e, Eduardo Braga, receber todos esses mesmos 5%.

Caso isso ocorra, Eduardo ultrapassaria Amazonino por 0,2% dos votos.

Na média das últimas seis pesquisas realizadas em setembro Amazonino teve 26,8% das intenções de voto e Braga 17,0%.

Ao ser perguntado sobre quem deve ganhar a eleição, disse: “Wilson Lima chegará no 2º turno em primeiro lugar e é favorito para ganhar a eleição independente de quem disputará com ele o 2º turno. Mas ainda faltam 14 dias para as eleições e não tenho bola de cristal”.

Até a data da eleição, a expectativa é a de que ainda sejam divulgadas outros sete estudos sobre as intenções de voto para governador do Amazonas.

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -