As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

William Alemão denuncia assessor por saudação nazista

22/11/22 às 18:13h
William Alemão denuncia assessor por saudação nazista

Heil, Hitler. É com essa saudação nazista que um assessor parlamentar da Câmara Municipal de Manaus, saúda, todos os dias, o vereador William Laushner, o Alemão. A denúncia foi feita pelo próprio vereador do Cidadania, na sessão desta terça-feira (22).

“Quando chego ali para conversar numa roda de vereadores sempre tem um assessor de nome Roberto que olha para mim e fala assim: ‘Heil Hitlet’. Com todo respeito uma pessoa assim não pode continuar aqui dentro”, afirmou Alemão

Até o fechamento desta reportagem  o “Roberto” citado pelo vereador não foi identificado e nem em qual gabinete ele  está lotado. A saudação Heil Hitler significa “Salve Hitler” e integrava a chamada saudação nazista, por sua vez inspirada na saudação dedicada aos imperadores romanos.

Proibida após a Segunda Guerra Mundial, a saudação nazista – cumprimento com o braço direito estendido com a palma da mão voltada para baixo, pronunciando as palavras “Heil Hitler” (“salve Hitler”) ou “Sieg Heil” (“salve a vitória”) – é passível de multa ou até cinco anos de prisão na Alemanha.

No Brasil a apologia ao nazismo também é crime previso no Código Penal, mas isso não inibiu que saudações como o Salve Hitler, simbologias como a do número 88 (referência a letra H ser a oitava do alfabeto), ou desenhos de suásticas, como a que ilustra o fundo de uma piscina de uma empresário catarinense fossem punidas.

VEJA MAIS:

Marcelo: plano B é fazer Alonso presidente da Câmara

Presidência da Câmara: Raiff defende independência da Casa

Além da simbologia, o Código Penal Alemão inclui como crimes passíveis de punições o uso de “bandeiras, emblemas ou partes de uniformes do SS (a polícia política nazista), bordões e cumprimentos nazistas”, como a saudação hitlerista.

Além disso, o Código Penal alemão também proíbe negar publicamente o Holocausto, a grande matança de mais de seis milhões de judeus em campos de concentração espalhados pelos territórios dominados pelos nazistas na segunda guerra, bem como divulgar propaganda nazista.

 

William Alemão denuncia assessor por saudação nazista - Rede Onda Digital