O vereador e ex-deputado Zé Ricardo (PT) foi convidado do programa Tribuna Livre da Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (3/4).
O parlamentar falou sobre sua trajetória na política, sua votação na última eleição quando foi o segundo vereador mais votado na capital tida como ‘bolsonarista’ e sobre a tarifa de água e esgoto.
“Eleição municipal é diferente de nacional! Disseram que seria muito polarizada, direita vs esquerda…não senti isso. A principal preocupação dos eleitores são os problemas da cidade”, disse em relação ao anseios dos eleitores.
Ainda durante o programa, Zé Ricardo também fez considerações sobre atuação dos colegas de partido Sassá e Sinésio.
“O PT, hoje em dia, tem vários grupos e tendências e uma falha muito grande. No passado, o partido se reunia para dizer em quem ia apoiar. Não teve essa decisão, então Sinésio decidiu apoiar o governo. O vereador Sassá estava apoiando o prefeito. Qual a consequência disso? O parlamentar tem como função cobrar, o Sassá não fazia isso e o Sinésio não faz. É muito fácil ser do governo, então tenho críticas sobre isso. Nosso papel é fiscalizar a prefeitura. Vamos ter eleição interna agora em julho, e vou disputar. Provavelmente vou me candidatar à presidência estadual”, falou.
Leia mais:
Em audiência pública, Zé Ricardo pede suspensão da tarifa de esgoto em Manaus
Vereador Rodrigo Sá dispara sobre obras da prefeitura: “São uma bela porcaria”
Taxação de água e esgoto
Sobre a taxação de água e esgoto, a respeito da qual Zé Ricardo comandou a audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ele reforçou que a cobrança é percentual sobre o valor da água.
“A tarifa de água foi reajustada em mais de 12%. Ela começou agora e as pessoas foram pegas desprevenidas, muitas não conseguiram pagar. Deveria ter havido um prazo maior pra essa cobrança, estão questionando onde está sendo feito o tratamento… A audiência que tivemos na Câmara Municipal levou a muitos questionamentos e vamos encaminhar para o Ministério Público e agência reguladora. Não sabemos de onde eles tiraram esse percentual e o valor da taxa de esgoto. As pessoas não se recusam a pagar, mas isso tem que ser revisto”, declarou.
E completou.
“Temos que debater com a sociedade, prefeitura e a empresa. A empresa quer ganhar dinheiro, ter lucro. Mas qual o lucro dela, qual o custo da operação? Cadê a planilha da empresa, por que a cobrança dessa taxa? Temos que acompanhar de perto”.
Veja abaixo:
Zé Ricardo fala sobre tarifa de água e esgoto pic.twitter.com/SealZJtLYM
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2025
Bancada Federal ou Senado?
Zé Ricardo comentou também sobre sua possível candidatura ao Senado ou para deputado federal na eleição do ano que vem.
“Ainda vamos debater sobre isso. O Amazonas é um estado que precisa de parlamentares que vão lutar pelo desenvolvimento, um estado em que Lula garantiu a Zona Franca. Minha experiência como deputado federal foi muito importante, os desafios de levar desenvolvimento ao interior, a questão ambiental…estamos nos preparando para a eleição do ano que vem. Vamos ter mudança na quantidade de parlamentares. De 8, o Amazonas passará a ter 10, o que aumenta as chances de todo mundo”.
Veja abaixo:
Zé Ricardo fala sobre possibilidade de concorrer como deputado federal ou senador em 2026 pic.twitter.com/8kqrLXPMXm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2025
Veja o programa Tribuna Livre com Zé Ricardo, completo, abaixo: