O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24/05), que o reajuste salarial de servidores não é “gasto”, mas “investimento”. O discurso aconteceu em Araraquara, interior de São Paulo, onde o petista criticou quem é contra o aumento na folha de pagamento dos funcionários públicos e garantiu que quem recebe um salário maior “se dedica muito mais” ao trabalho.
A fala de Lula ocorreu durante a assinatura da ordem de serviço de obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas afetadas por enchentes em Araraquara. As obras terão investimento de R$ 143 milhões do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.
“É preciso mudar o discurso. É preciso saber o que é gasto e o que é investimento. ‘Ah, o governo federal não pode dar aumento para seus funcionários porque é gasto’. Quando as empresas dão aumento para os seus funcionários, por que elas dão? Porque elas sabem que o funcionário precisa de aumento para trabalhar mais feliz. Então não é gasto, não. É investimento que ela está fazendo na melhoria da sua produção”, declarou Lula.
O chefe do Poder Executivo também declarou que é proibido no governo federal chamar de “gastos” os recursos investidos pela União em várias áreas e nas categorias profissionais.
“Por que o governo, quando aumenta médicos, quando aumenta detidos, quando aumenta uso, é gasto? Não! Salário não é gasto, é investimento. Porque se a pessoa estiver trabalhando feliz e motivada, ela produz um dobro, ela se dedica muito mais e ela vai publicar toda sua tarefa. Então, no nosso governo, é proibido falar a palavra gasto em coisas que é investimento”, completou o presidente.
Lula citou o reajuste a servidores após falar de investimentos da atual gestão, e de outros governos passados dele, na área da educação. Antes um grupo de estudantes fez um coro com críticas à falta de negociação com docentes de universidades e institutos federais, que estão em greve.
O governo federal deve conceder reajuste zero aos professores neste ano, com a promessa de um aumento de 9% em 2025.
Leia mais:
Câmara dos deputados aprova projeto de lei para reajuste salarial de servidores públicos
Governo Lula propõe a servidores federais da Educação reajuste de 9% em 2025
Confira o vídeo da fala de Lula sobre reajuste para servidores:
*Com informações do Metrópoles e CBN.