As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

VÍDEO: Janja visita comunidades ribeirinhas em Manaus antes da COP30

Primeira-dama destacou que a viagem faz parte do caminho rumo à COP30, que será realizada em novembro, em Belém
VÍDEO: Janja visita comunidades ribeirinhas em Manaus antes da COP30

(Foto: Divulgação)

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, iniciou nesta segunda-feira (18/8) uma série de compromissos no estado do Amazonas. Ela desembarcou em Manaus pela manhã e seguiu para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, visitando comunidades como Santa Helena do Inglês e Tumbira.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Janja destacou que a viagem faz parte do caminho rumo à COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

“Começando a semana aqui na Amazônia, em Manaus. A gente está começando a nossa jornada até Belém na COP30. Estamos chegando na comunidade Santa Helena para conhecer algumas experiências aqui sobre sustentabilidade para a floresta”, afirmou.

Durante a tarde, a primeira-dama participará de uma roda de conversa com mulheres de comunidades do baixo Rio Negro, em Iranduba, município localizado a 27 quilômetros da capital. Confira a agenda:

VÍDEO: Janja visita comunidades ribeirinhas em Manaus antes da COP30
(Foto: Divulgação)

Saiba mais:


Outros compromissos de Janja

Na terça e quarta-feira (19 e 20/08), Janja cumprirá compromissos em Manaus, onde participará do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), reunirá mais de 200 pesquisadores para discutir preservação da Amazônia, transição energética, gestão sustentável de recursos e práticas agrícolas de baixo impacto ambiental.

Durante o encontro, será apresentado um documento construído a partir das contribuições de mais de 40 instituições científicas da região, integrando a Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima (2025–2035).

A agenda da primeira-dama foi confirmada pela secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, que também informou que Janja deve se reunir com lideranças religiosas femininas em Manaus para ouvir reivindicações sobre políticas públicas voltadas ao segmento.