Nesta segunda-feira (24/2), os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), trocaram indiretas em alguns momentos da sessão plenária. Enquanto um vereador somente solta a farpa de que colegas só “atuam por likes e links” nas redes sociais, uma dupla protagonizou uma troca de indiretas que rendeu o dia.
Inicialmente, o vereador Raulzinho (MDB), na tribuna, teria abordado o tema que seria motivo de discussão logo em seguida. O parlamentar não citou nomes, mas falou que existe agora “uma disputa de quem aparece mais” na CMM.
“Um do lado, outro do outro, outro pulando no buraco, outro correndo. Tá sendo muito bacana, porque é uma disputa por link por likes que eu nunca vi na Câmara Municipal de Manaus, diferente disso a gente vê vereadores nesta casa que vão lá e fazem seu papel como deveria ser, visitar fazer um requerimento em busca de falar com o secretário, em busca de falar com a secretária, em busca de falar com o prefeito, se for necessário ou em busca de falar com o vice-prefeito, for necessário, para que aqueles problemas sejam solucionados e além disso destinando a suas emendas”, disparou o vereador.
🟢Raulzinho fala em vereadores influencers na CMM pic.twitter.com/Z7jKaqKMUm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 24, 2025
Apesar do parlamentar comentar na tribuna, os colegas não deram atenção sobre isso, e deixaram “passar batido” essa declaração.
Vereadores trocam indiretas
A troca de indiretas aconteceu mesmo durante a discussão dos parlamentares sobre a ida da secretária de Saúde, Shádia Fraxe, à CMM para esclarecer sobre a convocação dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde.
Porém, quando o vereador Elan Alencar (DC) apresentou um requerimento que convidava a secretária Shádia Fraxe a ir à CMM para esclarecer sobre a convocação dos aprovados no concurso da Semsa, e foi aí que tudo começou.
À ocasião, Guedes teria questionado o pedido de urgência para a votação deste requerimento que convidava a secretária e ainda solicitou que o mesmo não fosse lido por ter sido protocolado na casa legislativa 30 minutos após o inicio da ordem do dia. Alfaia então, aproveitou o momento para alfinetar o colega.
“Quando ele diz que não quer que o requerimento seja votado hoje e nem seja colocado em votação, o vereador que está todo tempo fazendo vídeozinhos e tentando lacrar nas redes sociais, ele não está tratando o assunto com responsabilidade”, disse o líder do prefeito na CMM, vereador Eduardo Alfaia, que ainda chamou o colega de hipócrita.
🔵 “ou ele é muito hipócrita, ou vive às custas de redes sociais”, dispara Eduardo Alfaia pic.twitter.com/vl3z8qPvxr
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 24, 2025
Saiba mais:
Biografia inédita de Amazonino Mendes será escrita por jornalista Paulo Castro
VÍDEO: Ratos fazem “respiração boca-a-boca” para salvar companheiros, mostra estudo
Minutos após a fala de Alfaia, a Mesa Diretora fez a leitura de um requerimento apresentado pelo vereador Rodrigo Guedes que solicitava a convocação da secretária na CMM. Ao entrar na discussão, o parlamentar relembrou a fala do colega e alegou que o mesmo estava tentando manipular a população.
“Preciso responder o vereador líder do prefeito que, mais uma vez, de forma extremamente baixa tenta manipular as informações. Ele que na semana passada disse que a passagem tem que aumentar para facilitar o troco. […] O que estou propondo aqui, inclusive por respeito à lei – o que o outro requerimento não respeitava – […], estou pedindo a convocação da secretária […], a partir do momento que ela foi notificada, tem 5 dias para vir à Câmara prestar esclarecimentos”, declarou.
Rodrigo Guedes rebate declaração de Eduardo Alfaia: “Tenta manipular as informações” pic.twitter.com/pbtFp8gGe1
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 24, 2025
Apesar de toda essa discussão sobre convocação da secretária ou não, o texto acabou sendo rejeitado pela maioria os vereadores da Câmara Municipal de Manaus.