Nesta terça-feira (15/10) os discursos no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) focaram nas homenagens e parabenizações aos profissionais da Educação. Com palavras bonitas em tribuna, alguns parlamentares “esconderam” a falta de projetos de lei voltados exclusivamente para a categoria.
O dia 15 de outubro foi proclamado pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores. A lista a seguir apresenta os vereadores que falaram durante a tribuna parabenizando os profissionais da Educação.
A atuação parlamentar dos vereadores foi conferida pelo sistema SAPL, no site da Câmara Municipal de Manaus.
Gilmar Nascimento (Avante)
Colecionando 54 matérias, apresentou somente uma pauta relacionada à Educação.
Raulzinho (MDB)
Com 140 matérias propôs assuntos apenas subscrevendo o tema, com autoria de outros parlamentares.
Elan Alencar (DC)
Acumula 146 matérias, em maioria, com outros autores também. Destacando a “Semana Mundial da Educação Financeira” e “Serviços de Psicologia e Social nas redes públicas municipais”.
Roberto Sabino (Republicanos)
Com 90 matérias, o vereador é incluído como autor também de propostas com outros parlamentares, tais como: “Campanha permanente de sensibilização e orientação sobre a violência contra a mulher” e “Direito de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual à prioridade no atendimento psicológico na rede municipal de saúde”.
Destacando também poucas iniciativas que gerem representatividade na classe da Educação.
Professor Samuel (PSD)
O vereador dispõe de atividade parlamentar com poucas pautas relacionadas à Educação. Foram registradas 251 matérias, dentre elas, destacam-se algumas entre tantos temas distintos. Sendo elas:
Em plenário, nesta terça-feira (15) o parlamentar chegou a comentar sobre a data e pediu “valorização e respeito”.
“Eu tenho exemplo da minha pessoa que, trabalhava no Denizard Rivail, no Agnello Bittencourt e na Sejusc como pedagogo pra tentar conseguir dar um passo e conseguir algo. Você (professor) se dedica de forma integral e isso acontece na vida de tantos colegas (professores). Então, neste dia, um dia muito especial e diferenciado nós não podemos dar esses parabéns através de palavras”, disse o vereador.
Jander Lobato (PSD)
O parlamentar protagonizou um discurso emocionante relatando que a mãe atuou como profissional da Educação e chegou a comprar uma sandália para uma criança em situação de vulnerabilidade para não ir à escola descalço.
No sistema SAPL, o vereador possui 90 projetos de lei. Destacam-se as matérias destinadas às crianças e pessoas com deficiência. Veja algumas pautas voltadas para a educação:
Isaac Tayah (MDB)
Coleta 41 matérias registradas. No plenário, o vereador ressaltou o salário da categoria que precisa ser mais valorizado nesse sentido. Apontou também a humanização na doutrina, sendo algo crucial para ensinar.
Ele chegou a apresentar poucas matérias relevantes para educação.
Professora Jacqueline (UB)
Tem 133 projetos de lei registrados no sistema, dente eles, incentivos para o combate à violência contra a mulher, dias comemorativos e pautas voltadas ao ensino educativo. Veja alguns destaques:
Em tribuna, a parlamentar ainda reforçou a luta da categoria e não “romantizar’’ a classe.
Mitoso (MDB)
Tem 81 matérias registradas. O parlamentar declarou, em plenário, ser filho e esposo de professoras e destacou seu incentivo à Educação.
Saiba mais:
Professora Jacqueline cobra valorização dos professores em discurso na CMM: “Não podemos romantizar”
Mesmo com função de propôr leis de incentivo à categoria dos professores e profissionais da Educação, poucos vereadores buscaram contribuir com a classe. Na maioria dos projetos de leis apresentados, os parlamentares dedicaram suas propostas de legislação para o ensino escolar ou então para os alunos, deixando de fora a valorização ou reconhecimento aos profissionais da Educação.