Já imaginou seu filho ou filha aprender e praticar os primeiros socorros em sala de aula? Essa iniciativa foi discutida entre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A matéria propõe assegurar aos alunos do ensino fundamental I e II o ensino de primeiros socorros, para que dessa forma, dentro e fora das instituições de ensino, os jovens possam fazer os atendimentos básicos.
Em entrevista à Rede Onda Digital, o autor da proposta, vereador João Carlos (Republicanos), comentou sobre a importância de uma proposta como essa no ensino fundamental.
“Quando a criança ela cresce entendendo o ser social, a condição de ajudar uma pessoa, um familiar ou um colega também um aspecto de uma recuperação na sua saúde, como o engasgo, como uma pressão cardíaca no estancar de um sangramento, até que se chegue um profissional de saúde isso penso”, diz o parlamentar sobre as discussões colocadas em jogo para determinar o uso desse projeto de lei no dia a dia.
Assista:
📌 Vereador comenta sobre a importância de primeiros socorros no ensino fundamental pic.twitter.com/0XLamOhnPi
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 16, 2024
A matéria foi aprovada em plenário e vai à 2ª discussão na forma da lei.
Saiba mais:
De datas comemorativas a homenagens; veja os projetos de lei mais inusitados de Manaus
Outra matéria que se destaca das demais é a que propõe uma campanha de Visitas aos Asilos em Manaus. O PL em questão, aborda que as relações sociais são importantes principalmente na terceira idade.
“Essa relação pode influenciar diretamente no estado mental e físico do idoso, ajudando a evitar os efeitos negativos na capacidade cognitiva.”, explica a justificativa do projeto.
A matéria é de autoria do vereador Daniel Vasconcelos (Republicanos). Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o parlamentar ressalta que na terceira idade, o índice de desenvolver depressão e ansiedade se torna muito maior.
“Nós temos hoje muitos idosos com 90 e 100 anos que vivem de maneira bem organizada e saudável e muitos deles estão nos asilos. A terceira idade é um momento que algumas pessoas desenvolvem problemas psicológicos”, explica o parlamentar.
Assista:
📌 Autor da lei que defende visitas aos asilos, fala que iniciativa pode minimizar depressão dos idosos pic.twitter.com/P5AJDYceKJ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 16, 2024
Aprovado, o PL n. 377/2023 segue à sanção do Prefeito.