A vereadora Cris Monteiro (Novo) causou tumulto em uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, realizada nessa terça-feira (29), em meio à votação da proposta de reajuste salarial dos servidores municipais.
A parlamentar provocou reação negativa dos manifestantes presentes nas galerias ao declarar que estava sendo vaiada por ser “uma mulher branca, bonita e rica”, gerando gritos de “racista” por parte dos servidores que protestavam contra o projeto.
Durante o uso da tribuna, a vereadora deu início ao seu discurso com a seguinte frase:
“Eles estão me enfrentando […]. Eu escutei todos vocês calada. Enquanto vocês falavam, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, ficam todos nervosos, porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda todos vocês“, declarou
A declaração foi recebida com indignação pelos manifestantes que acompanhavam a sessão.
Veja a fala da vereadora:
Vereadora discute com professores e causa tumulto em sessão: “Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês” pic.twitter.com/ZYkjvV4TCR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 30, 2025
Leia mais:
- União Progressista: políticos da CMM e ALEAM dividem mesmo partido sob comando de Wilson Lima
- Carpê questiona investimentos da prefeitura para conter desastres em Manaus: “Não falta dinheiro, o que falta é vergonha na cara”
O clima na Câmara já era tenso, com servidores municipais em greve e um grupo de professores e trabalhadores públicos protestando desde a manhã em frente ao prédio do Legislativo. A proposta em votação prevê um reajuste salarial de 5,15% para os servidores da cidade, dividido em duas etapas: 2,60% em maio deste ano e 2,55% em maio do ano que vem. O aumento, porém, é considerado insuficiente pela categoria.
Diante da repercussão negativa e da reação da galeria, a sessão chegou a ser interrompida por mais de 20 minutos. Após o retorno dos trabalhos, a vereadora Cris Monteiro voltou à tribuna e pediu desculpas pela fala que gerou polêmica.
“Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção, como parlamentar. Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém — nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”, afirmou.
Em nota oficial divulgada após a repercussão do caso desta terça-feira, a assessoria de Cris Monteiro reforçou que a vereadora “lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa”. O texto ainda destaca que, ao longo dos últimos cinco anos de mandato, Cris Monteiro “sempre pautou sua atuação pelo respeito aos colegas parlamentares e à população de São Paulo”, além de ressaltar sua postura voltada ao diálogo e à busca de soluções concretas para os desafios da cidade.

A também vereadora Luana Alves (PSOL), que acompanhava a sessão, anunciou que levará o episódio para a Corregedoria da Câmara Municipal. Segundo ela, a fala de Cris Monteiro precisa ser investigada oficialmente pela Casa Legislativa.
Histórico de polêmicas
Essa não é a primeira vez que a vereadora Cris Monteiro se envolve em uma controvérsia dentro da Câmara. Em novembro de 2021, ela foi protagonista de um episódio de agressão mútua com outra vereadora, ocorrido dentro do banheiro do Legislativo paulistano.
