31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Vereador reclama de baixa arborização em Manaus e sugere medidas

Publicado em:

- Anúncio -

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) criticou a baixa arborização em Manaus que impacta mais moradores de bairros periféricos com a formação das ilhas de calor. Em entrevista à Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (23/09), o parlamentar apresentou medidas que o poder público deveria implantar para amenizar a elevada sensação térmica, principalmente durante a estiagem.

Segundo Guedes, Manaus é a segunda capital do Brasil com menos árvores no perímetro urbano. “Está cada vez mais inabitável. Está cada vez mais difícil de se viver e de se morar na cidade de Manaus […] A pessoa de baixa renda não consegue ligar o ar-condicionado porque é muito cara a energia [elétrica]. Às vezes não tem ar-condicionado e fica quando muito num ventilador jogando um vento escaldante. Isso é desumano”, afirmou.

Para o vereador de oposição, o plantio de mudas não garante um aumento da quantidade de árvores na cidade. É necessário uma manutenção constante. Outra solução, conforme Rodrigo Guedes, é exigir das construtoras responsáveis por empreendimentos imobiliários uma compensação ambiental.

“Não adianta só plantar ali umas ‘mudinhas’ de vez em quando. É preciso, por exemplo, manter, cuidar e tratar daquelas mudas porque 80% delas morrem. É preciso que os condomínios [residenciais] que destroem o verde [a vegetação de uma área] compensem pelo menos com o plantio [de árvores] na mesma quantidade que se destruiu. E cuidando, não só plantar. Um programa de manutenção por pelo menos dois anos”, sugeriu Rodrigo Guedes.


Leia mais:

Félix Valois comenta sobre a falta de árvores na cidade: “Manaus está precisando de mais árvores e quer se destruir o que já existe?”

Amom Mandel propõe soluções para arborização, flutuantes e aterro sanitário em Manaus


O parlamentar também afirmou que os discursos de preservação ambiental são vazios se na prática não forem adotadas ações em nível regional para o enfrentamento de crises climáticas maiores. Neste ano, por exemplo, teve no Brasil as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul e atualmente a severa seca na região da Amazônia.

“Não pode destruir, por exemplo, uma área de 20 hectares de floresta nativa. Vai destruir tem que compensar. Ir nas proximidades porque vai gerar uma ilha de calor lá […] A gente precisa reverter esse quadro caótico. Não adianta a gente falar do mundo, do Brasil, do Pantanal, da Amazônia queimando e do mundo inteiro respirando fumaça se a gente não fizer a nossa parte”, disse o vereador do Progressistas.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -