O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que prevê a proibição de mudança dos nomes das ruas, em Manaus. Essa proibição prevista no PL se aplicaria a ruas que já tenham sido nominadas através de leis sancionadas pela Prefeitura de Manaus.
Para o parlamentar, alterações nos nomes de ruas servem apenas para suprir os interesses de políticos locais, que priorizam homenagens à familiares de agentes políticos como forma de troca de favores partidários. Ele afirmou:
“A mudança no nome das ruas despreza a memória, história e a tradição dos bairros. Em muitos casos, as ruas são nominadas com a identidade de uma figura que lutou para conseguir melhorias para as localidades. Não podemos permitir que essas memórias sejam apagadas para beneficiar a classe política”.
Leia mais:
Partidos se fundem para formar segunda maior bancada da CMM, diz vereador
Vereador Rodrigo Guedes lança candidatura à presidência da CMM
Além de coibir manobras populistas, o PL também busca essencialmente evitar elaboração de projetos com finalidade de gastos ilícitos, como por exemplo, renomeação de ruas para faturar novo saneamento, calçamento, iluminação pública na cidade.
Guedes acrescentou ainda que as constantes mudanças no nome das ruas e avenidas também causam confusão e acarretam problemas aos cidadãos, como dificuldades na entrega de encomendas, transtornos com aplicativos de locomoção, além da necessidade de constantes gastos cartoriais em decorrência de alterações contratuais.