Durante sessão plenária realizada nesta segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mitoso (MDB) se posicionou contra a popularização dos chamados “bebês reborn”, que têm viralizado nas redes sociais nas últimas semanas. Em seu discurso, o parlamentar fez críticas à recente decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que aprovou a criação do “Dia da Cegonha Reborn”, a ser celebrado anualmente em 4 de setembro.
O projeto carioca visa reconhecer simbolicamente a experiência emocional das chamadas “mamães reborn”, mulheres que cuidam de bonecas extremamente realistas, criadas por artesãs conhecidas como “cegonhas”.

Para o vereador Mitoso, a prática representa uma distorção dos valores familiares e religiosos.
“Quero chamar atenção, principalmente, da Frente Parlamentar Cristã, porque isso vai contra os princípios que Deus norteou. Família é o que o inimigo quer atingir. Quando se destroça a família, se destrói uma sociedade inteira”, afirmou o vereador em plenário.
Veja a declaração do vereador Mitoso:
Vereador de Manaus se manifesta contra ‘bebês reborn’: “Vai contra os princípios de Deus” pic.twitter.com/mRia5DuFLZ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 19, 2025
Saiba mais:
- Padre se nega a batizar bebês reborn: “Essas situações devem ser encaminhadas ao psiquiatra”
- Os 120 dias de David Reis na CMM: sem matérias, ausências em sessões plenárias e coleção de contratos sem licitação
Ele ainda criticou a normalização da prática e classificou a tendência como sinal de uma sociedade doente:
“É uma inversão da sociedade, uma sociedade que está doente. Lamentavelmente ainda vou ouvir vozes contra o meu discurso, são doentes também. Doentes que querem modificar a estrutura familiar, criando artifícios e buscar um boneco para chamar de ‘meu filhinho’”, concluiu.
O que são bebês reborn?
O termo “bebê reborn” refere-se a bonecas hiper-realistas que imitam bebês de verdade com impressionante nível de detalhes. Essas bonecas se popularizaram no Brasil no início dos anos 2000 e, desde então, vêm conquistando espaço nas redes sociais e plataformas de comércio eletrônico.

De acordo com dados do Google Trends, divulgados pela CNN, o interesse pelos bebês reborn voltou a crescer de forma expressiva nos últimos meses. As buscas começaram a aumentar em setembro de 2024, alcançando o primeiro pico em outubro. O nível máximo de interesse foi registrado em dezembro do mesmo ano, com uma nova alta em abril de 2025.