Uma declaração do vereador José Carlos Bebe Água (MDB), durante sessão plenária da Câmara Municipal de Capela, em Sergipe, gerou forte repercussão negativa nas redes sociais. Em tom de brincadeira, o parlamentar comparou a relação entre eleitores e políticos com situações de violência doméstica.
Quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem” diz vereador durante seção em Câmara de Capela, em Sergipe pic.twitter.com/6CEXVprQSW
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 24, 2025
“Na política, quem mais maltrata é quem mais é beneficiado. É como mulher: quanto mais apanha, mais gosta do homem”, disse o vereador, arrancando risos de parte dos presentes no plenário. Em seguida, ele ainda completou: “É como o homem também. Já assisti homem tomando tapa no ouvido da mulher”.
A fala, amplamente compartilhada na internet, foi alvo de críticas por minimizar e tratar com deboche episódios de agressão no ambiente doméstico, considerados crimes pela legislação brasileira.
Leia mais
Bolsonaro reage à alta do IOF e planeja barrar medida de Lula: “O país não suporta mais”
Professor é agredido por pedir que aluna guardasse o celular em escola do interior do AM
Diante da repercussão, a Câmara Municipal de Capela divulgou uma nota oficial lamentando o episódio, embora sem citar diretamente o nome do vereador. O comunicado, publicado nas redes sociais do Legislativo, afirma que “algumas expressões populares, embora parte do linguajar antigo, não refletem os valores de uma sociedade que busca a igualdade e o combate a todas as formas de violência contra a mulher”.
Em nota emitida ao G1, Bebe Água declarou que sua fala foi infeliz e tirada de contexto e que não tinha a intenção de reforçar qualquer estigma referente à violência contra a mulher. Na seção de quinta-feira (22/5), o parlamentar pediu desculpas pelas palavras ditas.
“Reconheço que errei e reconheço a gravidade das palavras utilizadas […] a violência contra as mulheres é um problema que precisa ser combatido com firmeza”, retratou-se Bebe Água.