O vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) foi o convidado de hoje, 27, do programa Fiscaliza Geral. Ele é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus, e falou no programa sobre os trabalhos da comissão na área e a situação da saúde no município.
Alencar afirmou:
“Já fui gestor hospitalar, sou casado com uma médica, e isso me dá tranquilidade para trabalhar fiscalizando e propondo atividades. Recentemente, tivemos o problema dos índices de vacinação muito baixos, por isso mobilizamos os vereadores, seus assessores e suas bases, para levar os comunitários a se vacinarem, e os números começaram a avançar. Nossa função é fiscalizar a saúde pública básica da cidade de Manaus”.
Leia mais:
Vereador Rosivaldo: “Denúncias de violência contra idoso, podem mandar para o meu gabinete”
Ele também falou sobre a convocação de novos profissionais para trabalhar em saúde:
“A saúde básica de Manaus já foi a pior do Brasil, naquela época da segunda onda do Covid. Os números no Ministério da Saúde eram horríveis. Então, começou um trabalho de realinhamento, para enfrentar o déficit grande de médicos, enfermeiros, dentistas. Foi feito um concurso público para mais de 2 mil vagas, com 1.100 já preenchidas. Ainda faltam chamar as outras. Aí, entra toda a questão orçamentária, afinal a Prefeitura tem que pagar. Faz parte das funções da comissão chamar essas pessoas que faltam, no sistema de RDA. Então, para se chamar essa turma é preciso demitir todo mundo, então é algo que precisa ser balanceado. A previsão da Prefeitura é chamar os que faltam até o ano que vem”.
Ele falou também sobre as principais denúncias recebidas pela comissão:
“São na maioria dos casos falta de médico e falta de dentista. Recentemente, o Ministério da Saúde, através do programa Mais Médicos, fez a convocação de 256 médicos para Manaus. É a capital que, proporcionalmente, mais recebeu médicos. Isso nos dá a condição de não ter problema de falta de médico nas unidades de saúde. A partir dele, é possível montar todo o resto da equipe de saúde”.
Veja trecho da entrevista do vereador aqui:
A entrevista completa do vereador Elan Alencar pode ser assistida aqui.
Deixe seu comentário