O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cidade (União Brasil) esteve em Brasília, nesta quarta-feira (12/2), para discutir tratativas com lideranças politicas em prol do Amazonas.
“A viagem a Brasília foi institucional junto com outros deputados para tratar assuntos de interesse do Estado junto com a bancada federal do Amazonas no Congresso”, disse a assessoria de comunicação do deputado estadual com exclusividade à Rede Onda Digital.
O encontro foi registrado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), um nome apontado como “rival político” do governador Wilson Lima (União Brasil), que conversou também com os deputados estaduais Rozenha (PMB), Sinésio Campos (PT) e Felipe Souza (PRD).
“A Conexão Brasília – Amazonas segue firme e forte em nosso gabinete!”, publicou o senador em um post na rede social. “Sempre bom dialogar com quem acredita e trabalha para o desenvolvimento do Amazonas”, acrescentou afirmando que o grupo avaliou as necessidades dos municípios do interior.
A aproximação com Braga em Brasília pode ser uma relação favorável ao presidente da Aleam, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar a presidência da ALE na Bahia, que estava no terceiro mandato seguido.
Saiba mais:
Em clima pré-eleitoral, deputados estaduais miram holofotes para 2026
Vereador Rodrigo Guedes cobra transparência em aumento de 12% na conta de água em Manaus
Na mira do STF
A decisão sobre a ALE na Bahia também pode respingar na Aleam. O ministro Cristiano Zanin determinou, no último dia 5, o prazo de cinco dias para a Aleam explicar a reeleição do deputado Roberto Cidade para o cargo de presidente do parlamento estadual.
No documento, o ministro destacou que a reeleição desrespeitou a decisão do STF que havia impedido a reeleição de Cidade pela terceira vez consecutiva.
Encontro firme e forte
A figura de Eduardo Braga reforça uma influência sobre alguns importantes nomes no Congresso.
Por ser líder do MDB no Senado, dependendo de quem sejam seus aliados, essa articulação também poderia talvez ter efeitos no Poder Judiciário, o que poderia beneficiar Cidade.