O presidente do PT no Amazonas, deputado Sinésio Campos, afirmou nesta quarta-feira (18) que as candidaturas a deputado federal e estadual, bem como as táticas do partido nas eleições deste ano, serão anunciadas em 2 de julho. Sinésio esclareceu que os nomes apontados até agora, como o do ex-deputado federal Praciano e do deputado federal Zé Ricado, ainda circulam no âmbito das pré-candidaturas.
Segundo o deputado, a ausência de indicados a chefe do Executivo estadual é um encaminhamento da direção nacional da sigla, já que o foco da estratégia a nível local consiste em formar uma base ampla de apoio a Lula, candidato à presidência.
“Não temos um candidato competitivo, nem queremos lançar candidatura para marcar posição. Vamos promover um palanque amplo para o ex-presidente Lula. Também não percebo uma perspectiva do PV e do PCdoB (que integram federação com o PT) em apoiar alguém”, explicou. “A resolução nacional deixa claro que o posicionamento dos estados (sobre as candidaturas) é subordinado à direção nacional”.
Leia mais:
Segundo o parlamentar, a lista de escolhidos será baseada em nomes vinculados ao pleito municipal de 2018. Por enquanto, a única definição do partido é o apoio ao senador Omar Aziz, candidato à reeleição pelo PSD.
“A direção nacional do PT está discutindo um amplo arco de alianças“, afirmou Sinésio. “Nossa federação quer ouvir outros partidos para que possamos consolidar acordos nos estados”.
Hoje, o deputado federal Zé Ricardo divulgou que vai oficializar nesta quinta-feira (19) a pré-candidatura para retorno ao cargo, na sede do PT Amazonas.