Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Servidores federais paralisam atividades hoje por aumento de salário

Servidores federais paralisam atividades hoje por aumento de salário

Servidores públicos federais realizam hoje, dia 18, em Brasília, dois atos públicos de paralisação de suas atividades: O primeiro esta manhã, em frente à sede do Banco Central, e o segundo à tarde, diante do ministério da Economia. Cada ato marcará paralisação das atividades dos servidores por 2 horas. Eles ameaçam repetir essa paralisação nos dias 25 e 26 de janeiro e entrar em greve geral na segunda quinzena de fevereiro caso suas reinvindicações de reajuste salarial não sejam atendidas.

Veja mais:

Ministro da Justiça reafirma aumento para policiais; servidores prometem greve

Bolsonaro afirma que não há reajuste garantido para servidores públicos

Ao todo, no ato estão previstas participações de servidores de 19 categorias do funcionalismo federal. Segundo o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado), a principal pauta é o reajuste salarial para todas as categorias. Muitas não experimentariam reajuste desde 2017.

A movimentação das categorias teve início quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou reajuste para os policiais federais no final do ano passado. Desde o começo dessa movimentação, mais de 600 auditores da Receita Federal, por exemplo, entregaram seus cargos de chefia. No último dia 13, reunião do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) com o ministro da Economia Paulo Guedes foi considerada “frustrante” pelos representantes do sindicato.

Espera-se também que pelo menos metade dos servidores do Banco Central também cruzem os braços hoje.

Recentemente, o presidente Bolsonaro deu a entender que o reajuste para policiais talvez não saia. A equipe econômica de Guedes é contra qualquer aumento, pelo impacto nas contas públicas e pela pressão que as demais categorias já exercem sobre o governo federal.

Via UOL.