Nesta quinta-feira (03/04), o novo secretário da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Júnior Mar, participou do programa Meio-Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital. Durante a entrevista, ele destacou avanços promovidos pela gestão do prefeito David Almeida (Avante) e abordou uma questão crucial para os profissionais da educação: a remuneração dos professores.
Ao ser questionado sobre a situação salarial dos professores, o secretário reconheceu que a categoria enfrenta dificuldades históricas no Brasil.
“Infelizmente, não se pode fazer tudo, o desejo é de fazer muito mais. A injustiça com o salário dos professores é de nível brasileiro, não é manauara, é o Brasil […]. Em questão de Brasil, nós temos uma dívida histórica com os profissionais da educação. O quanto nós conseguirmos fazer, de forma responsável, econômica, orçamentária, tenha certeza que é isso que nós vamos buscar nessa condução da Semed Manaus”, afirmou.

Veja o trecho da entrevista:
“A injustiça com o salário dos professores é de nível brasileiro, não manauara”, diz novo secretário da Semed pic.twitter.com/6CB4RPywzV
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 3, 2025
Quem é o novo secretario da Semed Manaus?
O novo secretário da Semed Manaus é o professor Valquindar Ferreira Mar Júnior, mais conhecido como Júnior Mar. Aos 39 anos, ele assume a chefia da pasta no lugar de Luíza Gonzaga Campos de Souza, o “Ló”, que deixou o cargo após apenas três meses. A mudança ocorre em um contexto de gestão dinâmica dentro da administração municipal de David Almeida.

Júnior Mar é mestre em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro-BA. Ele também é graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Escola Superior Batista do Amazonas.
Saiba mais:
- Lula sanciona lei para reconstrução dentária de mulheres vítimas de violência doméstica
- Eleições 2026: Lula empata com Bolsonaro e vence outros 7 em 2º turno, diz Quaest
Com 17 anos de experiência na educação básica e superior, o novo gestor atuou como professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na FUCAPI e na Fundação Matias Machline. Além disso, passou pelo Instituto Adventista de Manaus e pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc). Também foi diretor do Centro de Mídias da Seduc.
Na Semed Manaus, Júnior iniciou sua trajetória como diretor do Departamento Geral de Distritos e, mais recentemente, ocupava o cargo de subsecretário de Gestão Educacional. Agora, como secretário, sua principal missão é elevar o nível pedagógico da educação básica municipal e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos professores, incluindo a questão salarial.