O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), François Vieira da Silva Matos (Fransuá Matos), vai viajar para Renca, uma das 32 comunas que compõem a cidade de Santiago, capital do Chile, no período de 26 a 30/1, para contribuir na elaboração de um projeto do Generation Restoration (Geração Restauração) do Pnuma.
O afastamento do dirigente foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), assinado pelo Chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
Conforme o documento, a viagem será para “tratar de assuntos de interesse do Município na cidade Renca/Chile com ônus ao erário municipal às diárias”.
A Portaria por Delegação 1.469/2025-GS também designou um substituto para responder cumulativamente à pasta durante a ausência de Fransuá, Elton Nonato da Silva Oliveira, subsecretário Municipal de Meio Ambiente.
Além de servidor, Elton já disputou as eleições municipais de 2024 para o cargo de vereador pelo partido PSD, conquistando a vaga de suplente. Em 2022, Elton também se candidatou, mas para a vaga de deputado estadual pelo partido PMB, também assumindo como suplente.
Responder cumulativamente significa responder de forma acumulada, algo é feito ou exercido por acumulação.
A Rede Onda Digital entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semmasclima e Semcom, formalizando a demanda por e-mail, para buscar esclarecimentos sobre o motivo oficial da viagem que será realizada pelo secretário. Até o momento, não houve respostas pelos questionamentos. O espaço segue aberto.
Saiba mais:
Vereador Dione Carvalho expõe vítima de acidente de trânsito ao cobrar autoridades
Senado: Marcelo Ramos pretende ser candidato em 2026
Manaus em evidência
A capital amazonense foi selecionada para dois projetos internacionais de sustentabilidade do Meio Ambiente. Nesse sentido, os projetos são do Departamento de Estado dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2023, Manaus, assim como Fortaleza, foram escolhidas entre as 129 cidades do mundo, para participar do programa Cidades à Frente.
O programa auxilia cidades da América Latina, Caribe e dos EUA a criar futuros sustentáveis e inclusivos. É desenvolvido pelo Departamento de Estado dos EUA, Iclei-Governos Locais pela Sustentabilidade, Resilient Cities Catalyst, e o Institute of the Americas.
PNUMA
A principal autoridade ambiental global que define a agenda ambiental global, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável dentro do sistema das Nações Unidas e atua como um defensor autorizado do meio ambiente global.
Secretário da Semmasclima
François Vieira da Silva Matos, mais conhecido como Fransuá, nasceu em 2 de abril de 1976. É graduado em Administração (Ufam), Especialista em Marketing Empresarial (Ufam), MBA em Gestão Corporativa com ênfase em Educação (Unicel), mestre em Engenharia de Produção. Foi professor de graduação e pós-graduação nas instituições Ufam, UEA, Uninorte e Unicel.
É imortal pela Academia Amazonense de Administração e pela Câmara Brasileira de Cultura. Finalizou dois cursos executivos de curta duração fora do país, um deles em Negociação na Universidade de Harvard (EUA) pelo CMI GROUP e outro em Inovação pela Universidade da Califórnia (EUA). É coautor de dois livros tipo manual em Sistemas de Informações e Administração de Materiais pela Editora da UEA.
Concorreu como candidato a vereador em 2016 e foi eleito com 3.336 votos pelo Partido Verde. No primeiro mandato foi presidente da comissão de meio ambiente por duas vezes consecutivas, obtendo a unanimidade de votos dos vereadores nas duas votações para a função.
Na função de presidente da comissão de meio ambiente transformou o seu gabinete no primeiro gabinete certificado como neutro de carbono da história da Câmara Municipal de Manaus (CMM), plantou milhares de árvores pela cidade, instituiu uma equipe permanente de conscientização ambiental com os seus assessores, implementou dezenas de jardins ecológicos para neutralizar lixeiras viciadas, participou como voluntário ou incentivador de diversos projetos e/ou grupos ambientais, tais como: “atitude limpa”, “remada ambiental”, greenpeace, escoteiros do Brasil entre outros.
Em 2019 foi escolhido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como “chanceler ambiental de Manaus” e, neste ano, ganhou a medalha de ouro dos Escoteiros do Brasil por conta dos seus projetos ambientais em Manaus.
No mandato 2016-2020 foi o segundo vereador a aprovar mais leis. Na reeleição em 2020 obteve 4.828 votos sendo eleito pelo Partido Verde. No mandato 2020-2024 foi eleito presidente da Comissão de Educação no primeiro biênio, presidente do partido verde durante três anos e foi escolhido vice-líder e líder do prefeito na câmara. Durante o mandato 2020-2024 foi o vereador que mais aprovou leis, sendo algumas até inéditas no país como, por exemplo, a lei de Estimulação precoce para crianças especiais nas creches de Manaus.