A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) afirmou à Rede Onda Digital que ainda continua à disposição do governo do Amazonas para assumir a Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET). O nome da parlamentar é o mais cotado a comandar a pasta, desde a discussão da criação.
“Eu vou estar à disposição porque é uma causa prioritária do nosso mandato já teve agora à sanção é que foi publicada no diário oficial então a secretaria está oficialmente criada e aí agora guardando as determinações do governador para que a gente possa trabalhar e fazer o que tiver feito com relações políticas públicas voltada para os animais”, assegurou, confirmando o alinhamento na criação da secretaria.
A parlamentar retornou agora das atividades após passar por um período de licença, ela sofreu um aborto do terceiro filho. Em retomada das funções como deputada, ela pretende ainda conversar e aguardar oficialmente uma posição do governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil).
“Ainda não retomei as conversas, mas a gente está esperando uma decisão do governador. O meu nome é cogitado sim por conta de toda a história, por eu ser médica veterinária e por ser a grande é idealizadora dessa secretaria, mas a gente tem que esperar o anúncio do governador Wilson Lima”, acrescentou a deputada.
🗣️ Secretaria de Proteção Animal: Joana Darc segue à disposição para assumir pasta pic.twitter.com/Y0wbVMhj70
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 13, 2025
A expectativa para a definição para o nome titular da pasta deve ser feito até a próxima semana. Nos decorrer dos dias, conversas e reuniões podem ser realizadas para escolher o nome que vai assumir a Secretaria de Proteção Animal.
Joana Darc já teve conversas com o governador
Vale lembrar que, a parlamentar já conversou, por diversas vezes, com o governador, mas não chegaram a uma definição.
“Estamos conversando. Ainda vou ter essa conversa com o governador Wilson Lima nesta semana para definir as composições. Ainda não há nada certo. É uma possibilidade eu assumir, assim como também há a possibilidade de não ir. Devemos ter uma definição até a próxima semana”, afirmou a deputada, no início de fevereiro.
Aprovação
Em fevereiro deste ano, os deputados aprovaram durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), projetos de autoria do governo do estado que criam três novas secretarias: Pesca e Aquicultura; Proteção Animal; Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os textos foram apresentados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), conforme o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da ALE-AM (SAPL). Os nomes dos titulares das pastas ainda não foram anunciados.

Titulares quase definidos
Recentemente, o governador assegurou ao site Estado Político, que os titulares das três secretarias serão mulheres.
“(A chance é) total, total, total. É claro que a gente precisa buscar a qualificação necessária para que essa mulher possa ocupar essa secretaria. Mas eu não vejo nenhuma dificuldade com relação a isso, não”, disse Lima.
Ainda ao site, Wilson Lima acrescentou que não definiu os nomes que irão chefiar as três pastas. “Estamos em conversas”, pontuou.
Saiba mais:
Com 300 vagas, Roberto Cidade dá detalhes de Concurso Público da Aleam para 2026
Secretaria Animal
A Secretaria de Estado de Proteção Animal tem como objetivo centralizar e fortalecer as políticas públicas voltadas para a saúde, bem-estar e direitos dos animais, antes distribuídas entre várias secretarias.
De acordo com o governador, a pasta vai atender à demanda existente e ampliar os serviços, como castrações e atendimento veterinário gratuito, especialmente para animais de rua e pessoas de baixa renda.
A SEPET terá autonomia administrativa e financeira para planejar, gerenciar e implementar programas específicos.