Derrotado nas urnas, o ex-vereador Sassá da Construção Civil (PT) é o secretário extraordinário da Prefeitura de Manaus. A confirmação foi feita pelo prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante).
Conhecido na construção civil, sua trajetória política foi marcada pelo seguimento do setor e protagonizou inúmeras lutas por direitos e garantias trabalhistas.
A função de secretário extraordinário envolve, principalmente, ações de interlocução com a sociedade civil e também articulação entre os poderes do governo federal e estadual, auxiliando os demais secretários e o próprio prefeito na criação de políticas públicas.
Na virada do ano, Sassá apareceu nas redes sociais com sua sanfona, desejando um ano próspero aos apoiadores. Celebrando 2025 com uma taça vinho e uma boa música, o ex-parlamentar estava confiante.
Sassá surge celebrando 2025 com uma taça vinho e na sanfona pic.twitter.com/AweL1njixc
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 2, 2025
Sassá não foi o único a ser abençoado com cargo estratégico na administração municipal. Os ex-vereadores Antônio Peixoto (PSD), Isaac Tayah (MDB), Fransuá (PV), Wallace Oliveira (DC) e Alonso Oliveira (Agir) também foram nomeados em pastas específicas.
“Eles estiveram comigo no primeiro mandato, mas, infelizmente, não conseguiram a reeleição. O vereador Wallace assume a Corregedoria, o vereador Sassá será secretário extraordinário, o vereador Isaac comporá nossa gestão, Peixoto também estará conosco, e Alonso vai para a Semtepi. Não deixamos guerreiros no caminho. É na alegria e na tristeza, na adversidade e na bonança que seguimos juntos”, explicou Almeida.
Resumindo, Fransuá assumirá a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima); Alonso Oliveira assume a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Wallace Oliveira fica com a Corregedoria do Município (CGM); Antônio Peixoto estará como vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMMU), integrando na estrutura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB).
Isaac Tayah também integrará, mas não foi citado qual cargo, ainda.
Saiba mais:
Para Almeida, a ida de derrotados nas urnas para cargos de confiança é para manter essas figuras politicamente ativas, e por terem uma relação próxima com ele, premiou a lealdade demonstrada enquanto estavam na Câmara Municipal de Manaus.
Segue abaixo as nomeações publicadas no Diário Oficial até o momento.
*Matéria em atualização