O vereador Rodrigo Guedes (PP) corrigiu uma fala do vereador Raulzinho (MDB), considerada inadequada ao mencionar crianças autistas. A ‘bronca’ aconteceu durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (8/4).
Enquanto comentava sobre o aumento dos índices de violência infantil em Manaus, Raulzinho utilizou a expressão: “Tanto para crianças autistas e quanto para crianças normais”.

(Foto: Robervaldo Rocha / CMM)
A fala gerou reação imediata por parte de Rodrigo Guedes, que pediu a palavra para solicitar uma correção do colega parlamentar.
“Não cabe esse tipo de posicionamento, como se ‘quem não tem autismo é normal’ e ‘quem tem autismo é anormal”, disse Guedes em sua manifestação, pontuando que o discurso, mesmo sem intenção ofensiva, carrega um equívoco que precisa ser corrigido, especialmente no ambiente legislativo.

Saiba mais:
- CMM avança com projeto para câmeras em UTIs e centros cirúrgicos de Manaus
- Reajuste salarial dos servidores da Prefeitura de Manaus é aprovado na CMM
Para Guedes, falas como essa não podem ser aceitas no parlamento.
“Acima de tudo, isso não é uma conversa de rua, de bar. Isso aqui é um parlamento. Cada parlamentar fala em nome da população e não podemos, dentro do parlamento municipal, deixar uma fala como essa passar”, afirmou.
O vereador ainda reforçou que pessoas com autismo não são “anormais” e que o transtorno é uma condição neurológica com características próprias, não uma doença.
“É um transtorno, é uma condição neurológica. Eles sequer são doentes. São [os autistas] tão normais quanto, têm apenas especificidades comportamentais”, completou.
Veja momento em que Rodrigo Guedes corrige fala de Raulzinho:
Na CMM, Rodrigo Guedes repreende fala de Raulzinho sobre crianças autistas pic.twitter.com/xSRh9aOTjC
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 8, 2025