Nesta quarta-feira (12/02) vereador Rodrigo Guedes (PP) criticou a decisão da Prefeitura de Manaus de autorizar um aumento de 12,32% na tarifa de água cobrada pela concessionária Águas de Manaus. O reajuste entrou em vigor em janeiro de 2025 e, segundo o parlamentar, não foi devidamente informado à população.
Em entrevista à Rede Onda Digital, Rodrigo Guedes destacou que os consumidores manauaras estão pagando mais caro pela água sem terem sido devidamente informados.
“Desde janeiro de 2025, todos os manauaras estão pagando 12,32% a mais, sem saberem, porque na conta de água não veio nenhuma informação. Tem uma linha muito pequena ali no site da Águas de Manaus, não tem nas redes sociais da Ageman, não tem nas redes sociais da Águas de Manaus e, acima de tudo, não cumpriram a obrigação de informar na conta de água”, afirmou Rodrigo Guedes.
Rodrigo Guedes questionou como a concessionária chegou ao índice de reajuste, já que, segundo ele, nenhum indicador de inflação justifica um aumento dessa magnitude. Guedes ressaltou que o Código de Defesa do Consumidor garante o direito à informação e que qualquer reajuste tarifário deve ser comunicado de forma clara e acessível.
“O princípio básico do código de defesa do consumidor é direito à informação, você não pode pagar mais sem saber. Então, no mínimo, a Prefeitura de Manaus e Águas de Manaus deveriam ter informado na conta de água e em todos os meios de comunicação. Isso por si só já é uma ilegalidade“, completou ele.
🔴Rodrigo Guedes denuncia falta de transparência em aumento de 12% na conta de água em Manaus pic.twitter.com/MJ2IgxPr8U
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 12, 2025
Saiba mais:
- Rodrigo Guedes mostra interesse em se candidatar a prefeito: “É possível“
- Lula critica Ibama por falta de aval para explorar petróleo na Foz do Amazonas
Águas de Manaus justifica aumento
A equipe de reportagem entrou em contato com a Águas de Manaus, que, em nota, afirmou que o reajuste está previsto no contrato de concessão e na legislação vigente. Segundo a empresa, a tarifa passou por todas as etapas de aprovação junto à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
![Imagem colorida mostra estação da Águas de Manaus](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2023/11/48481944512_9310187c30_c-750x501-1.jpg)
Leia a nota na íntegra:
O saneamento básico de Manaus segue avançando com investimentos contínuos e medidas que garantem qualidade ao serviço. As correções tarifárias anuais estão previstas no contrato de concessão e na lei que regulamenta as concessões públicas e são essenciais para garantir a execução dos investimentos. O reajuste de 2025 passou a vigorar em janeiro, após todas as etapas de aprovação por parte da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Os investimentos feitos desde 2018 garantiram a universalização do serviço de água e a ampliação dos índices de esgotamento sanitário na cidade, com previsão de alcançar 90% de cobertura em menos de dez anos. Além disso, mais de 600 mil pessoas são protegidas pela Tarifa Manauara e pela Tarifa 10, que oferecem descontos à população em situação de vulnerabilidade social.
O litro da água tratada pela concessionária segue custando uma fração de centavo (R$ 0,0006 por litro). Entre os serviços essenciais em Manaus, a água continua sendo o mais barato.
*colaboração de Vanessa Goudim