Luis Ricardo Saldanha Nicolau, mais conhecido como Ricardo Nicolau, deputado estadual por cinco mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), receberá a Medalha Ruy Araújo. O requerimento que solicita a honraria é de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos). A data da cerimônia ainda não foi estipulada.
“Suas contribuições na política, na saúde, contribuíram na valorização do serviço público e no fortalecimento da cidadania”, disse o autor da proposta.
Dentre os feitos destacados pelo documento, um chama atenção pela atuação de Nicolau no início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, Ricardo Nicolau pediu licença não remunerada do mandato para atuar na linha de frente de combate à Covid-19. Assumiu a coordenação do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, onde chegou a ser contaminado pelo SARS-CoV-2.
Ricardo atuou na direção da clínica Sociedade Pró-Saúde “Dr. Luiz Fernando” e, atualmente, integra a direção do Grupo Samel, com mais de 40 anos em atividade.
“Considerando a relevância do trabalho e a dedicação demonstrada pelo homenageado, justifica-se plenamente a concessão da Medalha Ruy Araújo como forma de reconhecimento e honraria pelos méritos alcançados ao longo de sua carreira exemplar”, informa o parlamentar em sua justificativa.
A proposta ainda segue em tramitação na Aleam, sendo apreciada pelos deputados.
A medalha Ruy Araújo é considerada a maior comenda entregue a um cidadão pelos deputados da Aleam, e é destinada a homenagear indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica, cultural ou empresarial, realizando ações que se revertem em benefícios para a população amazonense.
Saiba mais:
OPINIÃO | A direita do Amazonas: entre organização e candidaturas isoladas
Biografia politica
Ingressou na política partidária em 1996 como vereador de Manaus, dono da segunda maior votação do pleito, 8.143 votos.
Em 1998, Ricardo Nicolau conquistou sua cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pela primeira vez ao ser novamente o segundo mais votado, com 19.915 votos. Foi reeleito deputado estadual em 2006 (25.786 votos), 2010 (31.748), 2014 (38.425) e 2018 (30.134).
De 2011 a 2012, Ricardo Nicolau foi presidente da Aleam, aos 35 anos, o mais jovem da história até então.
Em 2020, Ricardo Nicolau participou de sua primeira eleição majoritária como
candidato a prefeito de Manaus. Na disputa do primeiro turno, conquistou 118.289
eleitores, o equivalente a 12,29% dos votos válidos.