O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decidiu pela opção mais especulada nos bastidores da política e anunciou que o ex-secretário da Seminf, Renato Júnior, será o seu pré-candidato a vice-prefeito na chapa de reeleição. Sem aceitar a interferência de partidos da base aliada, como MDB e PSD, Almeida escolheu um nome de confiança e que formará uma chapa puro sangue para as eleições majoritárias.
O anúncio foi feito por live no perfil do Instagram de David Almeida, na tarde desta sexta-feira (02/08), ao lado de Renato Júnior.
Filiado ao Avante, Renato era o nome mais cotado para assumir o cargo de vice do atual chefe do Poder Executivo Municipal mesmo antes de se desincompatibilizar do cargo na Secretaria Municipal de Infraestrutura. Além dele, a ex-titular da Semsa, Shádia Fraxe, também do mesmo partido, era a segunda na escala de preferência de David Almeida.
Fraxe também foi exonerada da Secretaria Municipal de Saúde no mesmo dia que Renato Júnior deixou oficialmente a Seminf: no dia 6 de junho, data limite para a desincompatibilização de secretários municipais que planejam disputar um cargo eletivo [de prefeito, vice-prefeito e vereador] no pleito deste ano. Neste caso, a legislação eleitoral determina que o afastamento definitivo seja quatro meses antes do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
Leia mais:
Pelo mandato como prefeito de Manaus, Almeida escolheu um responsável direto por executar as obras que deverão servir para ilustrar o legado dele na capital. Foi com Renato Júnior à frente da Seminf que a gestão do chefe do Executivo lançou programas de infraestrutura, como o Asfalta Manaus, e assinou ordens de serviços para construir novos espaços de cultura e turismo, como o Mirante Lúcia Almeida no Centro, e parques temáticos, entre os quais Gigantes da Floresta, na zona leste.
Neste sábado (03/08), o Avante realizará a convenção partidária para oficializar David Almeida como pré-candidato à reeleição à Prefeitura de Manaus e Renato Júnior como vice-prefeito. O evento será no Espaço Via Torres, a partir das 18h30, no bairro Flores, zona centro-sul, com a confirmação do apoio político do MDB e PSD, comandados no Amazonas pelos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, respectivamente, à candidatura do chefe do Poder Executivo.