PT vai vetar qualquer proposta de anistia aprovada no Congresso, avisa Lindbergh Farias

(Foto: reprodução/Instagram – @Lindberghfarias
Enquanto a pauta da anistia tenta avançar no Congresso e uma nova minuta que contempla do tema é planejada pela oposição, o PT tem feito chegar a diferentes bancadas da Câmara o recado de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar qualquer proposta de anistia que venha a ser aprovada pelos parlamentares.
O aviso vem sendo transmitido pelo líder da sigla na Casa, Lindbergh Farias, em conversas com parlamentares do centrão.
A movimentação ocorre em meio ao avanço de articulações da oposição, lideradas por aliados de Jair Bolsonaro, que buscam apoio para aprovar um projeto que perdoe condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também se engajou na pauta e já discutiu o tema com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Leia mais
Oposição articula nova minuta da PL da anistia que torna Bolsonaro elegível novamente
Senadores votam a favor de mudança na Lei da Ficha Limpa; veja os votos
Integrantes da base governista avaliam que a ofensiva mira fortalecer Tarcísio como possível candidato à Presidência em 2026, com o apoio do ex-presidente Bolsonaro.
Nos bastidores, Lindbergh tem reforçado que o veto de Lula será aplicado a qualquer versão do projeto, tanto na Câmara quanto no Senado. No Senado, o ex-presidente Davi Alcolumbre (União-AP) também trabalha em uma proposta de anistia, mas que não inclui Bolsonaro entre os beneficiados.
*Com informações da CNN Brasil.
